Igreja Católica Apostólica Romana?

     A Igreja Católica Apostólica Romana é a Igreja deixada por nosso Senhor Jesus Cristo para que sejamos guiados e orientados rumo à salvação. Mas o que quer dizer ao pé da letra “Igreja Católica Apostólica Romana”? Muitos não fazem idéia do real significado, por isso apresentaremos uma análise dos termos isoladamente, e posteriormente seu significado como um todo.

            Igreja vem do hebraico Ecclesia que traduzido ao português significa “chamado”, “convocação”, “Assembléia”. Cristo convoca a todos, Ele nos chama para caminhar no caminho da luz para que possamos encontrar a salvação, assim como para sermos suas testemunhas em sua Assembléia.

            A expressão “católica” oriunda do grego Katholikós e do latimcatholicu, significa universal, ou seja, presente pelo mundo todo, conforme a ordem de Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciem a boa notícia para toda a humanidade” (Mc 16, 15). 

            Apostólica do grego apostolikós e do latim apostolicu, significa procedente dos apóstolos, ou pertencente aos apóstolos. Pois foi a eles que Jesus escolheu e enviou, nada mais lógico que a Igreja proceda de suas orientações e esteja sendo orientada pelos seus sucessores, por meio da sucessão apostólica através do sacramento da Ordem.

            A Igreja Católica é chamada Romana, pois tem sua sede em Roma de onde é liderada pelo seu Bispo, o Romano Pontífice, atual Papa Bento XVI.

            Observando agora a expressão Igreja Católica Apostólica Romana, podemos entender que Jesus Cristo chama a todos, de forma universal, por meio de seus ensinamentos transmitidos primeiramente aos apóstolos e a eles confiados para que transmitissem a todas as gerações. Os apóstolos seguindo a ordem de Cristo se organizaram com sua sede em Roma, de onde São Pedro, o primeiro Papa foi martirizado.

Equipe Doutrina Católica

Referências

AQUINO, Felipe Rinaldo Queiros de. Por Que Sou Católico. São Paulo. ed.Lorena: Cléofas, 2008.

Bíblia Sagrada: Edição pastoral. São Paulo: Paulus, 2005.

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Apologia e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Igreja Católica Apostólica Romana?

  1. Pax! Caríssimo Leandro

    Muito bom o texto, bem elucidativo.

    In Christi
    John

  2. flavia disse:

    essa Postagem esta muito boa e importante para esclarecer a muitas pessoas,é muito importante mostra o que realmente somos CATÓLICO APOSTOLICO ROMANO SIM com muito orgulho e verdade…..

    • Muito prezada Flávia, a paz!

      Agradecemos sua visita ao nosso blog! Continue conosco, pois temos muitos assuntos interessantes para postarmos!

      In corde Iesu,
      Equipe Doutrina Católica

  3. Muito boa a explicação. Simples, objetiva e muito esclarecedora. Todos que a lerem terão consciencia da verdadeira Igreja e buscarão conhecê-la melhor.

  4. messias4@globo.com disse:

    ECLESIA , assembleia, reunião vem do GREGO e não do hebraico.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s