Saulo (Paulo, o Apóstolo) – Entendendo um pouco mais

Dando continuidade ao nosso texto da semana passada (Primeiro retrato da Igreja de Cristo), trazemos um pouco à respeito da vida e conversão de São Paulo Apóstolo, um dos pilares da Igreja. Esperamos que gostem e que seja útil. Não percam, na semana que vem, tem a continuação…

São Paulo Apóstolo

Doutrina Católica

Saulo (“também chamado Paulo” At 13, 9), um cidadão romano, era simpatizante da causa farisaica e por isso perseguia cruelmente os cristãos. Enquanto percorria o caminho para Damasco, teve uma visão na qual o próprio Cristo o questionava “Saulo, Saulo, porque me persegues?” e assustado respondeu: “Quem és Senhor?” e para sua surpresa a resposta foi “Eu sou Jesus a quem tu persegues”. Indagando-o Saulo disse “Senhor o que queres que eu faça?” e a resposta foi “Levanta-te, entra na cidade. Aí te direi o que deves fazer” (At 9, 4-6). Desse instante em diante Saulo ficou cego e só recuperou a visão quando Ananias, um discípulo de Jesus, impôs as mãos sobre os olhos de Paulo e fez com que as escamas que cobriam a sua visão caíssem. Logo após isso Paulo se converte e é batizado (At 9, 10-19), tornando-se então de perseguidor a perseguido, passando a pregar nas sinagogas e explicando que Jesus é o messias esperado. Paulo não conheceu Jesus pessoalmente, mas lançou-se no difícil trabalho de pregar a boa nova a todos os povos. Fez grandes viagens a terras pagãs, pregando e fundando diversas comunidades cristãs, mas por não pertencer ao grupo dos doze apóstolos, enfrentou grandes dificuldades. Em suas viagens se correspondia com as comunidades que fundou por meio de cartas, enviando duas aos tessalonicenses, coríntios e timóteo, além de se corresponder com os filipenses, gálatas, romanos, efésios, colossenses, com filemon e tito. Devido a confrontos com judaizantes se envolve com o acontecimento do Concílio de Jerusalém, que contou com a presença de Pedro, Tiago e João. Em 1Ts 2,9 vemos Paulo trabalhar para se manter, negando receber para evangelizar e em Gl 1, 1 podemos observá-lo se descrevendo não como discípulo dos doze apóstolos, mas como apóstolo instituído por Jesus Cristo e Deus Pai. Segundo a tradição São Paulo morreu decaptado em Roma.

Continua…

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Desenvolvimento da Igreja, Doutrina Católica, História e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Saulo (Paulo, o Apóstolo) – Entendendo um pouco mais

  1. Pingback: Solenidade de São Pedro e São Paulo | Doutrina Católica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s