Sacramentos : uma breve introdução

Queridos irmãos, a paz!

A partir de hoje temos um novo espaço em nosso blog. Trata-se da coluna “Sacramentos”, na qual vamos tecer algumas considerações à respeito dos 7 sacramentos de nossa Igreja. Hoje ficamos com uma reflexão geral, que nos introduz as especificidades de cada um. Esperamos que gostem. Leiam, comentem e divulguem!

In corde Iesu,

Equipe Doutrina Católica.

Os Sacramentos

 Introdução

          Os sacramentos são sinais sagrados que  exprimem a graça de Deus em nossas vidas evidenciando nossa fé em atos concretos, sendo que foram instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja.   Segundo o dicionário Aurélio (2008) a palavra “sacramento” que deriva do latim sacramentu e possui o seguinte significado: “Sinal sagrado instituído por Jesus Cristo para distribuição da salvação divina àqueles que, recebendo-o fazem uma profissão de fé”.  O grande sinal do Pai é a entrega de seu único Filho Jesus Cristo a nós, para que pela sua paixão, morte e ressurreição tivéssemos nossos pecados remidos, sendo que Cristo deixou sinais visíveis da graça e a Igreja de Jesus, sinal de sua presença em nosso meio, continua  ministrando esses sinais. Em uma determinada palestra em 2008 ministrada na Semana Catequética de 2008, pôde-se obter a seguinte afirmação:

“Os sacramentos são o próprio Deus, presente nos sinais. Os sacramentos são realidade. A hóstia consagrada não é só sinal da presença de Cristo: É o próprio Cristo. Portanto, ao vivermos, vivenciarmos os sacramentos, estamos vivenciando Deus neles.”

            Os sacramentos podem ser divididos em três tipos que são aplicados de acordo com a fase de cada um, sendo os sacramentos de iniciação cristã, na qual com o batismo iniciamos nossa caminhada como cristãos e passamos a fazer parte desta grande família. Com a Eucaristia alimentamos o corpo e alma com o Corpo e Sangue de Cristo, e nos colocamos em comunhão com Deus, para termos forças em nossa caminhada. Com a confirmação, ou crisma, ainda chamado de “sacramento da maturidade”, assumimos nosso real compromisso com a família cristã e com a Igreja de Cristo, tornando-nos soldados de Jesus e defensores da fé Católica.

            Temos os sacramentos de cura, nas quais com a confissão, ou penitência, podemos nos libertar de nossos erros através de nosso arrependimento e da absolvição de nossos pecados pelo sacerdote que age na pessoa de Cristo. Com a unção dos enfermos encontramos força e apoio do Espírito Santo para superarmos as dificuldades impostas pelas enfermidades, conforto e paz ao corpo e espírito para quem é chamado para a Casa do Pai.

            Com os sacramentos de serviço, como o próprio nome diz nos colocamos a serviço de Jesus e de sua Igreja de acordo com nossa vocação, seja matrimonial, crescendo e educando como família cristã, seja uma vida consagrada a Deus com a ordem.

Semana que vem tem mais… Acompanhem-nos!

Referência

SEMANA Catequética 2008 – Paróquia de Santa Inês. Sacramentos: Como vivê-los nos dias atuais.

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Sacramentos e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s