Entendendo a Santa Missa III – Rito da Palavra

Queridos irmãos a paz do Senhor!

Hoje damos sequência a nossa série sobre a Santa Missa! Hoje falaremos um pouco sobre o Rito da Palavra (Liturgia da Palavra).

 Na próxima sexta tem mais, não percam…

Equipe Doutrina Católica

Rito da palavra

Doutrina Católica

            O Rito da Palavra, ou Liturgia da Palavra, é composto pela Primeira Leitura, o Salmo Responsorial, Segunda Leitura, Aclamação ao Evangelho, Proclamação do Evangelho, Homilia, Profissão de Fé e Oração da Comunidade. Normalmente as leituras são um texto do Antigo Testamento, um texto epistolar (cartas) do Novo Testamento e um texto do Evangelho de Jesus Cristo, respectivamente, porém podem ocorrer raras exceções, exceto o Evangelho, que será extraído dos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas ou João.

            Como dito anteriormente a primeira leitura normalmente é extraída do antigo testamento, para demonstrar que o mesmo previa a vinda do Messias e prefigurava muitos acontecimentos realizados atualmente. O Salmo responsorial deve ser cantado, expondo toda sua beleza, embora muitas comunidades façam apenas sua leitura, fazendo com que ele perca muitas vezes sua beleza natural. Já a segunda leitura normalmente é retirada do Novo Testamento, completando e esclarecendo a primeira leitura, sendo por diversas vezes explícitos os ensinamentos dos apóstolos.

            O canto de aclamação ao evangelho se dá para que o povo aclame as palavras de Jesus Cristo que serão lidas no evangelho, e nitidamente deve conter a palavra “aleluia”, que do hebraico significa “louvai o Senhor”.  O Canto deve ter coerência com a leitura do dia, por esta razão não se deve colocar qualquer música só por que contém a palavra aleluia, ou fazendo referência a outras passagens do evangelho, o que acarretaria total incoerência ao momento. No tempo do advento e quaresma, não se pode utilizar o “aleluia” por serem estes tempos de preparação para uma alegria maior, contudo o canto ainda deve manter coerência com a leitura do dia, sendo que o texto do Evangelho é sempre dos livros de Mateus, Marcos, Lucas ou João, e jamais pode ser omitido.

            A homilia é a explicação das leituras do dia e é um ato permitido somente aos sacerdotes, sendo que os ministros extraordinários da eucaristia ou da Palavra não podem realiza-lá, e sim apenas um breve comentário.

Sobre a profissão de fé, temos um texto específico sobre o mesmo (clique aqui para ler), e este rito se encerra com a oração da Comunidade, também conhecida como preces que são apresentadas ao Pai, por intermédio de Jesus Cristo.

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Apologia, Doutrina, Doutrina Católica, Entendendo a Missa, Santa Missa e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Entendendo a Santa Missa III – Rito da Palavra

  1. Sonia Cristina disse:

    Obrigada pela explicação, ótimo trabalho, que Deus te abençoe sempre.

    • Prezada Sonia, a paz!

      Seja sempre muito bem vinda em nosso apostolado! Continue conosco, toda sexta-feira trazemos um comentário a respeito da Santa Missa, além de tratarmos de diversos assuntos relacionados a fé católica.
      Contamos convosco e com suas orações para que prossigamos em nosso trabalho!

      In corde Iesu,
      Equipe Doutrina Católica

  2. Godofredo de Bouillon disse:

    Olá amigos!

    Agradeço pela linda iniciativa de explicar a santa doutrina.

    Aqui na minha Diocese, diocese de São Miguel Paulista, em São Paulo, podemos encontrar muita diversidade nas missas; os padres daqui são muito “criativos” e eu fico abismado com tantos abusos e não endendo como o sr. Bispo não fica sabendo destes abusos.

    Na paróquia Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Itaquera, o pároco coloca uma leiga para ler o evangelho! e depois ele faz a homilia.

    Queria saber se isto está correto e qual deve ser a minha atitude nestes eventos.

    Fiquem com Deus.

    Godofredo de Bouillon

    • Prezado Godofredo, a paz do Senhor!

      Nós é que agradecemos sua visita e a confiança em nos colocar sua questão. Peço, por favor, que reze por nós para que continuemos a defender e divulgar a doutrina da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.
      A Instrução Geral do Missal Romano, nº 60, nos diz:

      “A leitura do Evangelho constitui o ponto culminante da liturgia da palavra. Deve ser-lhe atribuída a maior veneração. Assim o mostra a própria Liturgia, distinguindo esta leitura das outras com honras especiais, quer por parte do ministro encarregado de a anunciar e pela bênção e oração com que se prepara para o fazer, quer por parte dos fiéis que, com as suas aclamações, reconhecem e confessam que é Cristo presente no meio deles quem lhes fala, e, por isso, escutam a leitura de pé; quer ainda pelos sinais de veneração ao próprio Evangeliário”.

      E o Dicionário Elementar de Liturgia também nos informa: “Proclamar o Evangelho foi reservado, desde o princípio, a um ministro ordenado (não ao presidente, se for possível), mas as leituras anteriores e o Salmo Responsorial, assim como as intenções da Oração Universal, são ministério de leigos”.

      Diante de tais informações podemos tirar a seguinte conclusão: Pode um leigo proclamar o Evangelho na Missa? A resposta fica clara, não. Isto, pois, o sacerdote age “in persona Christi”, ou seja, age e fala na pessoa de Cristo, dentro da Missa. Se o Evangelho é ponto culminante da liturgia da Palavra e devemos ter maior respeito e veneração por ser as palavras do próprio Cristo, nada mais justo que aquele que pelo sacramento da Ordem age e fala por ele, proclame a leitura. Lembrando que isto dentro da Missa. Em uma celebração da Palavra de Deus, na ausência do presbítero, cabe a quem conduz proclamar o Evangelho.
      Infelizmente, não apenas em sua diocese, mas em muitas pelo mundo vemos diversos sacerdotes criativos mudando e inovando os ritos que compõem a Missa, atividade esta que não é permitida. Se o que você presencia não lhe agrada lhe indico a passagem de Mt 18, 15-17:

      15 Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão; 16 Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada. 17 E, se não as escutar, dize-o à igreja […]

      Ou seja, se o que acontece não lhe agrada tente conversar com o padre em questão, perguntar qual a intenção dele em agir desta forma, se é correto ou não… Procure bons argumentos para conversar com ele. Em último caso você ainda pode apresentar ao bispo sua reclamação, pois é dever do pastor cuidar de seu rebanho, e no caso o bispo é responsável também por cuidar da fé e da doutrina.
      Sei que muitas pessoas pensam de maneira diversa, no entanto, fiquemos com o que a Igreja recomenda, não inovando ou mudando, salvo sob autorização do bispo.

      Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida não hesite em entrar em contato.

      In corde Iesu,
      Leandro Nascimento
      Doutrina Católica.

  3. Laercio disse:

    Um diácono pode fazer a homilia?

    • Olá Laécio, a paz!

      Sim, um diácono pode fazer a homília, pois é ordenado para servir ao altar e proclamar a Palavra do Senhor. O Sacerdote além de Proclamar a Palavra, oferece o Santo Sacrifício.

      Espero ter ajudado.

      Em Cristo,
      Leandro.

  4. Rafael Laguna disse:

    Um leigo pode proclamar o evangelho fora da missa, exemplo, em grupos de estudo e orações?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s