Sacramentos – Crisma


Crisma (Confirmação)

Doutrina Católica

    A Confirmação ou Crisma pode ser entendida superficialmente como a confirmação do batismo. Superficialmente, pois, este sacramento além de confirmar o primeiro torna visíveis os dons do Espírito Santo. Considerado como o sacramento da maturidade, pois se trata de uma resposta pessoal do fiel a Jesus Cristo e sua Igreja, com responsabilidade e compromisso. Ao receber a unção, as pessoas tornam-se defensoras da doutrina católica, se comprometem em viver como tais e a praticar a justiça.

E para tamanha missão, na Crisma recebemos os dons do Espírito Santo, sendo:

    A Sabedoria para que sejamos de fato justos em nossas ações; o Entendimento para que possamos compreender a vontade de Deus nas coisas e em nossa própria vida, mesmo que muitas vezes não saibamos o porquê de determinadas situações, mas entendemos que essa é a vontade do Pai e que tudo possui um objetivo. Recebemos o dom da Ciência, para distinguirmos o bem e o mal; o Conselho, para nos orientar e aos nossos irmãos necessitados; a Fortaleza, que nos torna fortes contra as tentações e as coisas fúteis do mundo; a Piedade, que nos confere um caráter de amor e atenção ao próximo, nos dá compaixão ao nosso coração; e recebemos também o dom do Temor a Deus, não medo do Deus mau e vingativo, mas o devido respeito ao Criador e o reconhecimento de que nós somos apenas criaturas.

    Com este sacramento devemos tornar clara nossa opção por Jesus Cristo, em nossas ações, atuando na Comunidade, estando engajado nas pastorais e acima de tudo firmando sempre nosso compromisso com Jesus Cristo.

    A Bíblia nos mostra claramente que a unção nos proporciona o Espírito Santo e seus dons, como em At 8, 14-17:

Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram para lá Pedro e João. Ao chegarem, Pedro e João rezaram pelos samaritanos, a fim de que eles recebessem o Espírito Santo. De fato, o Espírito ainda não viera sobre nenhum deles; e os samaritanos tinham apenas recebido o batismo em nome do Senhor Jesus. Então Pedro e João impuseram as mãos sobre os samaritanos, e eles receberam o Espírito Santo.

    Percebemos nessa passagem da Sagrada Escritura que apesar de já terem sido batizados o Espírito Santo ainda não tinha se manifestado sobre os samaritanos, o que ocorre somente com a imposição das mãos dos apóstolos. Essa é a mesma situação que podemos observar atualmente, pois somente com a Crisma o Espírito Santo se manifesta de forma visível, e isso ocorre com a imposição das mãos do Sacerdote, que normalmente é o Bispo ou um representante nomeado por tal, que são os sucessores dos discípulos. Também podemos observar isso em At 19, 6: “ Logo que Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles e começaram a falar em línguas e a profetizar”.

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Doutrina Católica, Sacramentos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Sacramentos – Crisma

  1. Pingback: Sacramento da Crisma | Católicos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s