Sacramentos – Confissão

Confissão

Doutrina Católica

            A confissão também é conhecida como reconciliação, e ambos os termos estão corretos, uma vez que neste sacramento confessamos nossos pecados ao sacerdote e nos reconciliamos com Deus, de quem tínhamos nos afastado. A confissão é um sacramento de cura, pois nos liberta do peso do pecado, nos cura desse fardo tão pesado. Indubitavelmente é um dos sacramentos mais difíceis de ser praticado, pois requer um arrependimento sincero e uma confissão a outra pessoa, mesmo esta sendo sacerdote e agindo na pessoa de Jesus Cristo. Esta sem dúvidas é a principal causa da falta de confissão das pessoas, que por diversas vezes colocam inúmeros obstáculos, como falta de tempo, mas na realidade existe a falta de fé e de coragem.

            Os sacerdotes não podem dizer nada à respeito de uma confissão a terceiros e este sacramento existe para que nos livremos muitas vezes de fardos que para nós são pesados demais. Deus se faz visível em seus sacramentos, e na confissão podemos sentir seu amor paternal nos envolver e nos perdoar de nossas faltas, obviamente se houver um exame de consciência e um arrependimento sincero, pois se nossa confissão for omissa e falsa, Deus o saberá, pois ele é onisciente, ou seja, tudo sabe.

            É importante nos confessarmos e nos arrependermos de nossos pecados, uma vez que não podemos comungar se não houver um sincero arrependimento de nossas faltas. Claro que a confissão não nos faz impecáveis, por isso se voltarmos a pecar temos de nos arrepender novamente e voltar a confessar, uma vez que estivermos de fato arrependidos. Temos de nos arrepender e confiar que com o auxílio da graça de Deus não voltaremos a pecar, usando os dons do Espírito Santo, principalmente o dom da Fortaleza, assim como rezamos no ato de contrição ao nos confessarmos: “Meu Deus, eu me arrependo de todo coração de vos ter ofendido, vós que sois tão bom e amável. Prometo ajudado pela vossa graça nunca mais pecar. Meu Jesus misericórdia.”

            Jesus instituiu o sacramento da confissão quando disse: “Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que não perdoarem, não serão perdoados” (Jo 20, 22-23). Ou seja, precisamos nos confessar a um sucessor dos discípulos para que ele possa nos perdoar pelo poder investido pelo próprio Jesus sob os primeiros apóstolos. Muita gente dúvida que o sacerdote possa nos perdoar, mas esta foi uma ordem expressa de Jesus de quem não há motivos para sequer sombra de dúvidas.

Em Mt 16, 18-19 também temos:

Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

Essa passagem na qual Jesus declara a primazia de Pedro, consagrando-o como cabeça visível de sua Igreja, Ele também concede o poder das chaves, o poder de decidir e excluir ou levar novamente a comunhão.

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Doutrina Católica, Sacramentos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sacramentos – Confissão

  1. Pingback: Sacramento da Confissão | Católicos

  2. Cadu disse:

    Comungamos da mesma opinião: Queremos levar os católicos a redescobrirem a sua fé!
    Pax Domini!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s