Sacramentos – Ordem

   O Sacramento da Ordem

Doutrina Católica

    O sacramento da ordem caracteriza-se como sendo de serviço, isso, pois é uma consagração específica para a vocação sacerdotal. A opção para esse sacramento requer muita reflexão por parte dos homens que estão dispostos a segui-lo, uma vez que pela Tradição Apostólica Jesus escolheu apenas homens, e requer um diretor espiritual para um maior discernimento para esta vida. Certamente não é fácil para alguém abrir mão de ter uma família e filhos para se dedicar inteiramente ao serviço do reino, no sacramento da ordem ou em uma vida consagrada (neste último caso também mulheres), fazendo votos de obediência e castidade, além de por vezes votos de pobreza. Não deve ser fácil ser escolhido pelo Senhor para ser sacerdote de Jesus Cristo no mundo de hoje, em uma realidade na qual cada um segue a sua própria religião, e é mais fácil criticar aquela mais antiga, que apesar de ser bi-milenar resiste ao tempo e vai vivendo dia após dia, que parece retrógrada e decadente… Não deve ser fácil ser sacerdote, ser criticado e culpado pelas atitudes de outros que verdadeiramente não tem fé e só praticam o mal.

    Jesus Cristo instituiu o sacramento da ordem na Santa Ceia quando disse aos discípulos “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19), mas podemos ainda observar Jesus dando autoridade plena aos seus enviados (os discípulos): “Toda autoridade me foi dada no céu e na terra: Ide pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28, 19-20), e ainda em Jo 20 ,21: “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. E ainda outros textos como II Tim 1, 6 que trata da perseverança e nos retrata a imposição das mãos, como a forma em que é transmitida a sucessão apostólica, e em I Tim3, 1 temos São Paulo afirmando “Se alguém aspira o episcopado, boa obra deseja”, e também em Mt 19, 10-12 vemos o celibato em questão, com o próprio Jesus falando à respeito:

Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, então é melhor não se casar”. Jesus respondeu: “Nem todos entendem isso, a não ser aqueles a quem é concedido. De fato, há homens castrados, porque nasceram assim; outros, porque os homens os fizeram assim; outros, ainda, se castraram por causa do Reino do Céu. Quem puder entender, entenda.”
 

    Os discípulos conversavam com Jesus à respeito do adultério, e Jesus sabiamente os disse, e nos diz todos os dias que nem todos entendem, mas há quem se abstenha dos desejos da carne para servir exclusivamente ao Reino do Céu, quem puder entender entenda, e quem não puder é porque não foi concedido que entendessem.

Como Jesus foi claro! E sabiamente já respondeu a diversas questões que passamos atualmente, pois muitas são as críticas à respeito do celibato sacerdotal, mas como disse Jesus “Quem puder entender, entenda”.

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Doutrina Católica, Sacramentos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sacramentos – Ordem

  1. Laercio disse:

    Quando um jovem ta no seminário tem todo o tempo pra ele estudar filosofia e teologia. Certo? Quando é que ele recebe o primeiro o grau da ordenação o diaconato pra depois ele ser padre

    • Prezado Laércio, a paz!

      O Seminarista deve ter concluído os 7 anos de estudos exigidos (teologia e filosofia), para então enviar ao bispo local, para avaliação, seu pedido de ordenação diaconal.

      Em Cristo,
      Leandro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s