Símbolos do Natal – Papai Noel ou São Nicolau? A verdadeira história do “bom velhinho”

Papai Noel ou São Nicolau?   

A verdadeira história do “bom velhinho”

De onde surgiu esta figura que simboliza o natal e para alguns, infelizmente, é a razão e o centro do mesmo? Papai Noel tem na sua fonte um homem de carne e osso, um bispo da Santa Igreja, um santo de altar!

Estamos falando de São Nicolau, bispo de Myra, na ilha de Gemile, hoje no largo da Turquia. Ele faleceu rodeado de fama de santidade no ano de 326. 

Conta a tradição que o piedoso bispo soube de um pagão que tinha três filhas mas não tinha dinheiro para casá-las bem. Então decidiu — como aliás não era raro entre certos pagãos — vendé-las ou alugá-las para a prostituição, após as festas cristãs do Natal.

Podemos imaginar quão lúgubre foi aquela noite de Natal para as pobres moças.
Porém, o bispo São Nicolau soube do acontecido. 

Jeitosamente, na calada da noite, jogou pela janela três sacolinhas com dinheiro aos pés do leito de cada uma delas. No dia seguinte, elas amanheceram com o presente e a certeza de que poderiam fazer um bom casamento.

A tradição não é só verbal. Acontece que nos tempos das Cruzadas, os piratas muçulmanos devastavam as cidades cristãs junto ao mar. Myra sofreu essa cruel sorte. 

Para salvar as reliquias do santo bispo, marinheiros católicos as trasladaram para Bari no sul da Itália. 

E São Nicolau hoje é mais conhecido como São Nicolau de Bari e é representado com três saquinhos na mão em lembrança do famoso milagre.

Em 1993, arqueólogos intrigados foram a vasculhar a ilha de Gemile. Queriam saber qual catástrofe ecológica a tornara deserta.

Os cientistas encontraram as ruínas de um centro de peregrinações composto de quatro igrejas, um caminho processional e uma quarentena de prédios em torno do primeiro túmulo de São Nicolau. 

Nos restos das paredes acharam pintada em várias formas a história de São Nicolau e as moças, além de muitos outros milagres natalinos que o santo foi praticando na Idade Média.

A caracterização

 

São Nicolau é originalmente caracterizado com seus trajes de bispo. Atualmente, Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e de barba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência do caricaturista e cartunista político Thomas Nast e de Campanhas Publicitárias da Mundialmente conhecida Coca-Cola. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da música, rádio, televisão e filmes.

 

 

 

Divulgação

 

Uma das pessoas que ajudaram a dar força à lenda do Papai Noel foi Clemente Clark Moore, um professor de literatura grega de Nova Iorque, que lançou o poema Uma visita de São Nicolau, em 1822, escrito para seus seis filhos. Nesse poema, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas. Ele também ajudou a popularizar outras características  do bom velhinho, como o fato dele entrar pela chaminé. O caso da chaminé, inclusive, é um dos mais curiosos na lenda de Papai Noel. Alguns estudiosos defendem que isso se deve ao fato de que várias pessoas tinham o costume de limpar as chaminés no Ano Novo para permitir que a boa sorte entrasse na casa durante o resto do ano.

E agora?

 

Narrando aos filhos bela vida de São Nicolau, os pais despertam nas almas infantis o senso maravilhoso e estimulam a prática da virtude, fraternidade e caridade. Com a vantagem de que, neste caso, a vida de São Nicolau (baseado na fé em Nosso Senhor Jesus Cristo) é muito mais bonita do que a lenda do Papai Noel (baseado em São Nicolau, mas adaptado para as necessides do Capitalismo).

São Nicolau, rogai por nós!

Adaptação de : 

http://www.diocesearacatuba.com.br/index1.asp?bm=m&ed=1&s=91&ma=177&c=0&m=0

http://gloriadaidademedia.blogspot.com/2007/12/so-nicolau-o-verdadeiro-papai-noel.html

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, História, Símbolos e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Símbolos do Natal – Papai Noel ou São Nicolau? A verdadeira história do “bom velhinho”

  1. Pingback: O verdadeiro sentido do natal : o natal do verdadeiro cristão | Doutrina Católica

  2. Pingback: O consumismo nas festas cristãs | Doutrina Católica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s