Paramentos Litúrgicos – Entendendo um pouco mais

Olá pessoal, a paz do Senhor!

A partir de hoje nosso blog vai trazer algumas informações práticas sobre os paramentos utilizados em nossa liturgia. Imagino que grande parte das pessoas não saibam qual a finalidade de muitos desses objetos sacros e o que representam.

Desta forma iniciamos nossa série apresentando alguns deles.  São:

Altar

É a ara antiga dos sacrifícios e a mesa do banqute eucarístico; é a peça mais importante do edifício cristão. Deve ser de material sólido e fixo. Ele representa o próprio Jesus na Liturgia. O altar é o próprio cordeiro crucificado. A toalha do altar deve reduzir-se ao tamanho da mesa (parte superior) ou cair dos lados para não decepar o altar e, assim ignorarmos o símbolo mais importante do edifício cristão. Pode ser simples, ou mais adornado, mas deve seguir as instruções estabelecidas pela Igreja.

__________________________________________________________________

Cálice

O cálice com a patena são os vasos sagrados mais importantes pois nos remetem ao mandatum novum (nova aliança) do Senhor, tem suas raízes na páscoa judaica. Esses objetos São consagrados pelo bispo com o santo óleo do Crisma, como o altar, e devem ser tocados com respeito. O cálice já foi de vidro, madeira, cerâmica, marfim, pedra esculpida com duas ou sem alças. Já foi bem grande e com muitos enfeites inúteis como no período barroco. Hoje novamente pequeno e sóbrio como os primeiros (de 0,18 a 20cm de altura) deve ser de metal dourado (ao menos o interior da copa e em três partes: a copa, o nó central para segurá-lo e o pé para sustentá-lo).

__________________________________________________________________

Patena

Prato onde é colocada a Hóstia Grande que será consagrada e apresentada aos fiéis. Acompanha o estilo do cálice, pois é complemento.

__________________________________________________________________

Corporal

Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração, com a finalidade de proteger as Sagradas espécies se por ventura vierem a cair.

__________________________________________________________________

Âmbula, Píxide ou Cibório

Vem de cibus (latim) alimento, seu primeiro formato foi de um cestinho de vime, lembrando cestos de pão. Depois foi uma espécie de cofre ou caixa. Hoje, para ser mais facilmente manipulado na distribuição da comunhão, é de metal ou outro material, com ou sem pé, e uma tampa. Não é consagrado, só Bento. Âmbula quer dizer “grande” e Píxide “pequena”. O nome correto seria Cibório

__________________________________________________________________

Pala

Como uma tampa de linho branco, serve para ser colocada sobre o cálice e a patena para protegê-los.

__________________________________________________________________

Leia mais em: Paramentos Litúrgicos – Entendendo um pouco mais II

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Paramentos Litúrgicos e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

16 respostas para Paramentos Litúrgicos – Entendendo um pouco mais

  1. Conheci o blog hoje!

    Parabéns, que Deus possa te cobrir com sabedoria e inteligencia em todos os momentos da tua vida!

    Deus te abençoe!

    • Olá Guilherme, a paz!

      Seja sempre muito bem vindo ao nosso blog. Esperamos que nosso conteúdo seja proveitoso para você!

      Não deixe de ler nossos posts, comentar e principalmente nos ajudar a divulgar a sã doutrina da Igreja de Cristo!

      In corde Iesu,
      Leandro Nascimento
      Blog Doutrina Católica

    • Iranisa Sousa disse:

      conheci o blog hoje! amei pois sou apaixonada por deus

  2. Maria de Fátima Mendes Arantes disse:

    Bom dia!
    Participo de um curso de teologia para leigos e no momento pesquiso sobre a Patena, preciso saber a partir de quando seu uso foi incluido na Santa Missa.
    Obrigada!
    Fátima.

    Que Deus nos ilumine!

    • Olá Fátima, a paz!

      Infelizmente eu não disponho desta informação… Farei algumas pesquisas e assim que possível lhe retorno!

      Em Cristo,
      Leandro.

      • Olá Fátima, a paz do Senhor!

        Antes de mais nada peço desculpas pela demora em respondê-la. Após algumas pesquisas consegui recuperar apenas que no século III o papa Zeferino I,
        primeiro Papa do século III e décimo quinto da Igreja, determinou o uso da patena e dos cálices sagrados, até então confeccionados em madeira, que deveriam ser feitos ao menos de vidro. Dessa forma podemos entender que desde antes esta época (século III) a patena já era utilizada, pois ela serve como um prato para acomodar a hóstia magna, o pão eucarístico. Penso ainda que por esta função, ela sempre esteve presente na liturgia católica, no início como um prato, até chegar a forma atual.
        Lamento não dispor de maiores informações… Continuarei a pesquisar, caso encontre algo eu lhe informo!

        Em Cristo,
        Leandro Nascimento
        Blog Doutrina Católica.

  3. Pingback: Paramentos Litúrgicos – Entendendo um pouco mais II | Doutrina Católica

  4. Conheci o Blogeer hoje e gostei muito. Estava fazendo uma pesquisa de formação para apresentar aos novos MESC’S de minha comunidade do Umari em Pacajus-CE. E gostei pelo fato de que está tudo muito bem postado facilitando um melhor esclarecimento.
    Abraços que Deus o unja sempre coma Sua PAZ. Amém!

    • Muito prezado Antônio Flávio, a paz do Senhor!

      Agradeço suas gentis palavras de apoio e incentivo ao nosso apostolado. Nossa intenção é esta auxiliar na propagação da Sã Doutrina, defender a verdadeira fé e esclarecer os católicos nos pontos em que há dificuldades. Seja sempre muito bem vindo ao Doutrina, conte sempre conosco no que precisar, só peço que reze por nós para que tenhamos força e perseverança para continuar nosso trabalho. Não deixe de comentar nossos posts!

      Que Deus o abençoe,
      Leandro Nascimento.

  5. Como é bom ler mais sobre a nossa Doutrina Católica com nós somos mais esclarecidos e precisamos com certeza aprender mais obrigado por esses esclarecimentos sobre nossa igreja.

  6. Maria Ivolete Vieira de Oliveira disse:

    Conheci hoje este blog quando pesquisava os tamanhos de alguns paramentos litúrgicos, tipo: corporal, sanguínio e pala.Foi muito interessante ao descobrir que o manustérgio é a toalha usada após a purificação das mãos,e que o tamanho é bem menor que uma toalha de rosto.Obrigado que Deus os abençoe.

  7. Sonia Gonçalves Souza Barreto disse:

    Estou prestes a me tornar Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão sábado dia 14/09/2013, e as informações que encontrei no blog foi de muita importância, gostei muito. Conheci o blog ontem, desde então não saio dele, pois quero me aprofundar cada vez mais nos paramentos litúrgicos e está tudo muito bem explicado, parabéns, amei!

    • Olá Sônia, a paz do Senhor!

      Agradeço os elogios, e peço-lhe humildemente que reze por mim, para que continue neste tão árduo e necessário trabalho! Eu estarei em oração por você, para que exerça dignamente seu ministério extraordinário, servindo ao Senhor com zelo e dedicação.

      Em Cristo,
      Leandro.

  8. Fernanda Rosielly Alves Ferreira disse:

    Olá. Tenho 16 anos e sou coordenadora dos coroinhas, estamos em formação e precisava de algumas fotos, como essas, para mostrar a eles alguns dos paramentos litúrgicos, saibam que o blog de vocês irão me ajudar muito.
    Que Deus os abençoe e os capacite cada vez mais.
    Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s