Refletindo o Evangelho – Marcos 6, 14-29 – E nós, temos a coragem de João Batista?

Reflexão do Evangelho do dia 03/02/2012 – Mc 6,14-29.

Herodes prepara um banquete para comemorar seu aniversário e convida os grandes da corte. Uma festa que deveria comemorar a vida acaba com a morte de um profeta inocente e justo.  João havia dito a Herodes: “Não te é permitido viver com a mulher de teu irmão”. Por causa disso Herodíades odiava João Batista e procurava uma maneira de silenciá-lo. Herodes gostava de ouvir as pregações de João, mas daí a se converter seria demais. Teria que mudar totalmente sua vida, pois ele era um rei injusto, infiel que vivia no adultério. A resistência à mudança de vida foi maior que admiração que ele tinha por João.

 A morte de João Batista prenuncia a morte de Jesus que também morrerá por anunciar o reino de Deus e denunciar as injustiças daqueles que detinham o poder.

Todo aquele que trilha os caminhos de Deus e assume seu papel de cristão não deve temer ser perseguido e até a morte por causa do nome de Jesus. Quem assume a missão precisa ter em mente que assume os riscos que ela traz consigo. “Lembrem-se do que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, vão perseguir vocês também.” (Jo 15,20).

Os grandes e poderosos não suportam ser criticados e desmascarados, preferem viver na mentira a ter que abrir mão de seus privilégios. Assim como perseguiram o mestre, nos perseguirão também.

Enquanto os Herodes de todos os tempos oferecem banquetes que geram morte, Jesus nos oferece o banquete da vida, a Eucaristia. Para participar deste banquete vale a pena renunciar os prazeres e poderes deste mundo. Jesus nos convida ao seu banquete, somos felizes por sermos convidados para a ceia do Senhor. Onde ele próprio dá-se a nós como alimento para a vida eterna.

Fonte: http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Refletindo o Evangelho e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s