Doutrina: 8º Mandamento da Lei de Deus: ‘Não levantar falso testemunho’

 Oitavo Mandamento:

‘Não levantar falso testemunho’

‘A verdade nos fará livres’

É bem incômodo quando as pessoas falam da gente, inventando mentiras para nos caluniar. Muitas vezes a honra é manchada e é muito difícil sarar a ferida, mesmo que a pessoa desminta. […] A lei que prima em muitos casos é a lei da conveniência. Somos escravos como nos falou há algum tempo o Papa Bento XVI da “ditadura do relativismo”.

Deus em sua infinita bondade e sabedoria estabeleceu um mandamento que trata desse grande desafio de todos os tempos (lembremos que o primeiro pecado foi cometido porque Eva acreditou na mentira da serpente). O oitavo mandamento proíbe falsear a verdade nas relações com os outros. Cristo se encarna e se manifesta também como a “Verdade” (Jo 14,6). Quem realmente quer seguir a Cristo deve viver na verdade, pois somente a “verdade nos fará livres” (Jo 8,32). Lembremos de quem é o pai da mentira.

Chamados a dar testemunho da verdade

Cristo diante de Pilatos afirma que “veio ao mundo para dar testemunho da verdade” (Jo 18,37). O cristão jamais deve ter medo ou vergonha de testemunhar a verdade, aquilo que acredita. Não podemos ser “cristãos de domingo”. Não pode haver nenhuma separação entre a minha fé e a minha vida.

Houve uma época em que os cristãos eram perseguidos por sua fé. Alguns sucumbiram, mas felizmente muitos tiveram coragem de dar testemunho da sua fé, inclusive entregando a própria vida. O martírio é o supremo testemunho de fé. A palavra mártir significa testemunha. Hoje em dia ainda existem muitos cristãos sofrendo e sendo assasinados em nome da fé. Basta lembrarmos os exemplos da África e da China.

O respeito à verdade

O direito à comunicação da verdade não é incondicional. Existem algumas circunstâncias em que não é prudente revelarmos a verdade (não significa de devemos mentir). […] Exemplo de situações em que não convém revelar a verdade são o sigilo do sacramento da reconciliação, o sigilo profissional, ou quando nos revelam algo e pedem que guardemos segredo.

Os meios de comunicação social também tem uma grande importância nesse tema. Deveriam ser grandes arautos da verdade. Porém o que presenciamos em muitos casos é uma enorme falta de compromisso com a verdade. A verdade deve estar sempre a serviço do bem comum. Por isso é muito importante ter cada vez mais uma presença da Igreja nesses meios.

Fonte: A12.com

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Doutrina, Mandamentos da lei de Deus e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Doutrina: 8º Mandamento da Lei de Deus: ‘Não levantar falso testemunho’

  1. endrielly amabyle disse:

    por favor nao faça falsos testemunhos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s