Vestes Sacras (Litúrgicas) : aprendendo o que são.

Doutrina Católica

Ex. 39, 33-42.     “Apresentaram o tabernáculo a Moisés: […]41. as vestes litúrgicas para o serviço do santuário, os ornamentos sagrados para o sacerdote Aarão e as vestes de seus filhos para as funções sacerdotais.42.Os israelitas tinham executado toda essa obra conformando-se exatamente às ordens dadas pelo Senhor a Moisés”.


Muitos católicos, não fazem idéia do motivo pelo qual nossos ministros ordenados (diáconos, presbíteros e bispos) usam vestes apropriadas, chamadas vestes litúrgicas ou vestes sacras. E menos ainda o nome de cada peça. Por este motivo, neste artigo começamos a apresentar essas vestes, de acordo com o grau do ministro.

Antes de vestir cada peça o padre proclama uma pequena oração, mostrando o valor e o sentido de cada uma dessas peças.


A estola:
é aquela faixa que o padre coloca sobre os ombros, caindo sobre o pescoço, formando duas faixas paralelas. Significa a dignidade, a autoridade do sacerdote. As duas faixas paralelas significam o Antigo e o Novo Testamento: as duas grandes alianças que Deus fez com a humanidade.

O padre jamais pode celebrar a missa sem estola, pois um padre sem estola é um padre sem o poder sacerdotal investido por Cristo.

____________________________________________________________

O amito: é uma peça que envolve o pescoço e fica debaixo da Alva ou da túnica. Ele serve para encobrir as vestes usuais do padre. Representa o elmo da salvação que defende o Sacerdote das insídias de Satanás.

____________________________________________________________

A alva: é a roupa branca que o sacerdote veste sobre o amito que também é conhecida como túnica, e sua cor deve ser somente branca. Simboliza a pureza de coração com que o Sacerdote deve se aproximar do altar e representa também a túnica branca com que Cristo foi vestido, por ordem de Herodes, para designá-lo como louco.

____________________________________________________________

O cíngulo: é um “cordão grosso” que o padre amarra na cintura, sobre a alva e sobre a estola. O cíngulo é símbolo da Consagração Sacerdotal: o padre não pertence mais a si mesmo, mas está reservado para Deus. Representa a mortificação necessária para a conservação da castidade. Representa também a corda com que Nosso Senhor foi amarrado, quando foi preso.Pode ser branco ou assumir a cor do tempo litúrgico.

 ___________________________________________________________

A casula: é a última peça sacerdotal a ser vestida. Tem a mesma cor da estola e significa o poder de rei que Cristo tem. Antes, simbolizava o isolamento do sacerdote em relação ao mundo. Hoje é tida como uma veste de luxo, que quando utilizada representa todo esplendor de Cristo.

 ___________________________________________________________

Pluvial: é um grande manto utilizado em Missas solenes, no qual muitas vezes há procissões. Sua origem remonta ao uso de uma capa para proteger o sacerdote da chuva.

____________________________________________________________

Véu Humeral: é utilizado pelo Sacerdote nas bênçãos, transladações e procissões do Santíssimo Sacramento. É de seda, branca quando se trata do Santíssimo Sacramento, e da cor dos paramentos, na Missa solene.

____________________________________________________________

Barrete: Tem uma função de autoridade. Todo clérigo pode utiliza-lo, no entanto sua cor varia de acordo com a posição do mesmo.

 ___________________________________________________________

Vestes corais: Conjunto de vestimentas usadas pelos clérigos ao assistir celebrações sem oficiar nelas, chegar e sair solenemente da igreja, etc.

Continua…

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica, Símbolos e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Vestes Sacras (Litúrgicas) : aprendendo o que são.

  1. Pingback: Vestes Sacras (Litúrgicas) II | Doutrina Católica

  2. Ivo disse:

    Boa tarde, gostaria de saber onde posso comprar a Alva.

    • Caro Ivo, a paz!

      Em lojas de artigos religiosos e especializadas. Se houver maiores dúvidas procure o sacerdote de sua comunidade, certamente ele saberá lhe informar melhor…

      Em Cristo,
      Leandro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s