Doutrina Social da Igreja

A doutrina social da Igreja “situa-se no cruzamento da vida e da consciência cristã com as situações do mundo e exprime-se nos esforços que indivíduos, famílias, agentes culturais e sociais, políticos e homens de Estado realizam para lhe dar forma e aplicação na história” (João Paulo II, Carta encicl. Centesimus annus, 59).

 Madre Teresa de Caucutá
Cristã que se doou em caridade
lutando contra a falta de dignidade
de muitas pessoas.

O que é isto?

A Igreja tendo conhecimento da Verdade de Cristo, seus ensinamentos e a dignidade e valor de cada pessoa, intervém na sociedade para que esta continue seu crescimento e progresso de forma coerente com a vontade de Nosso Senhor, utilizando-se da chamada Doutrina Social da Igreja.

Que podemos definir resumidamente como o esforço da Santa Igreja de levar os ensinamentos de Cristo à nossa sociedade.

Quando a Igreja faz isso?

Ela intervém nas questões sociais onde há injustiças, miséria, incoerências, violência, opressões e questões complicadas que se mal analisadas podem vir a causar graves danos à sociedade.
Resumidamente, ela intervém quando há necessidade de formar a consciência e discernimento das pessoas segundo à verdade sobre algum problema ou situação social.

Ela substitui o modo de governo atual?


De maneira alguma, ela vem para complementar e visar o bem da sociedade, auxiliando estas formas de governo à garantir a dignidade humana e o bem social comum.
Nosso pais é democrático e em sua maioria cristão (assim como muitas de nossas leis), sendo assim torna-se menos clara essa diferença entre ajudar o modo de governo e substituir o governo (pois nosso governo já tem uma fundamentação cristã que não foi imposta pela Igreja, mas aceitou muitos do valores da mesma), mas basta vermos a atuação da Igreja em países como a China, Índia, países africanos e muçulmanos para percebermos que a Igreja intervém para o bem, respeitando os modos de governo e a cultura do país.

 Como a Igreja faz isso?

Ela interpreta a realidade social e a examina conforme o Evangelho anuncado por Jesus Cristo. Visa principalmente orientar os cristãos no campo social, porém muitas coisas podem se extender a não-cristãos, como o exercício da caridade, da justiça e o respeito à dignidade humana.

Com isso a Igreja nos apresenta reflexões, critérios de juízo, normas e orientações para a ação na sociedade diante aos problemas, dificuldades e complicações da mesma.

Quais seriam os campos da sociedade onde a Doutrina Social da Igreja se aplica?

Citemos alguns principais:

  • Os direitos humanos
  • O bem comum
  • A vida social
  • O desenvolvimento
  • A justiça
  • A família
  • O trabalho
  • A economia
  • A política
  • A comunidade internacional
  • O meio ambiente
  • A paz

Quer a Igreja ditar como a sociedade deve funcionar?


Não, ao contrário, ela quer apenas orientar onde a sociedade deve melhorar e onde a sociedade está está se afastando da dignidade humana e da Verdade de Cristo.

O que é que se opõe à doutrina social da Igreja?

Opõem-se à doutrina social da Igreja os sistemas econômicos e sociais que sacrificam os direitos fundamentais das pessoas ou que fazem do lucro a sua regra exclusiva ou o seu fim último. Por isso, a Igreja rejeita as ideologias associadas, nos tempos modernos, ao «comunismo» ou às formas ateias e totalitárias de «socialismo». Rejeita, além disso, na prática do «capitalismo», o individualismo e o primado absoluto da lei do mercado sobre o trabalho humano.

Mas onde a Igreja fez isso na história?

  • Leão XIII (1878-1903) denunciou as condições miseráveis em que vivia a classe operária, protagonista da revolução industrial.
  • Pio XI (1922-1939) aborda o difícil tema do totalitarismo, encontrado nos regimes fascista, comunista, socialista e nazista.
  • Pio XII (1939-1958) em seus numerosos discursos há uma imensa variedade de ensinamentos políticos, jurídicos, sociais e econômicos.
  • João XXIII (1958-1963) abre a doutrina social “a todos os homens de boa vontade” e, assim, a questão social se torna um tema universal que afeta e é responsabilidade de todos os homens e povos.
  • O Concílio Vaticano II sublinha o rosto de uma Igreja realmente solidária com o gênero humano e sua história e também enfatiza o direito à liberdade religiosa (evitando perseguições e guerras por causa da religião como ocorre em muitos países do oriente médio).
  • Paulo VI (1963-1978) afirma que o desenvolvimento “é o novo nome da paz” entre os povos e criou Pontifício Conselho “Justiça e Paz”.
  • João Paulo II (1978-2005) compromete-se na difusão do ensinamento social em todos os continentes.
  • Bento XVI (2005) defende o desenvolvimento integral da pessoa pautado na caridade e na verdade.

Não podemos nos esquecer que sermos cristãos é, além de amar a Deus sobre todas as coisas, amar o próximo como a si mesmo, e portanto para sermos cristãos autênticos se faz necessário que participemos da sociedade e intervenhamos nela conforme necessário para transmitir esse amor à Deus e ao próximo.

  Saiba Mais

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Doutrina Social da Igreja

  1. Luiz Henrique disse:

    MUITO ESTRANHO! a devoção à “aparecida” no Brasil, começou através de 1 imagem. Já a devoção à “Lourdes”, começou através da vidente Bernadette Soubirous, que recebeu mensagens diretamente da Mãe de Deus, que no final das Aparições, fez saber à humanidade que era a Imaculada Conceição. Qual a mensagem de “aparecida” que não apareceu? A devoção começou a partir de 1 imagem, diferentemente da devoção à Lourdes. (O que sei é que o tal santuário dá muito dinheiro à igreja católica, talvez por isso o Vaticano faça vista grossa a esse assunto). Acredito que a corrupção na Igreja Católica, vai muito além da pedofilia e tantas outras barbaridades, por isso mesmo, meus 10% do dízimo, de agora em diante, vão para obra de caridade, tipo Dom Orione. Ou o Papa Francisco faz uma varredura na igreja católica ou vai cair na mesmice de outros papas. Luiz Henrique, católico (não da ala omissa e corruptível da Igreja).

    • Caro Luiz Henrique, a paz!

      Realmente a aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida não é uma aparição da Maria, como aconteceu em Lourdes, mas sim uma manifestação da Mãe de Cristo, por vontade de Deus. Pois se assim não fosse, muitos milagres não teriam acontecido, e acontecem, e acontecerão, tudo pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida. A Igreja de Cristo jamais permitiria a devoção a nossa Padroeira se não fosse lícito, pois lembre-se a Igreja é guiada pelo Espírito Santo.
      Sim, a corrupção em muitos homens da Igreja vai muito além da pedofilia e outras barbaridades, como você bem disse, mas não podemos generalizar, há muitos homens santos que lutam por santificar cada vez mais os homens e mulheres membros da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.

      Em Cristo,
      Leandro.

      • H H disse:

        Prezado Leandro: Deus ñ iria servir-se d imagens no fundo de rio p/c comunicar c/o povo. Aparições sim. Ñ concordo c/ vc em sua resposta. Estão enganados os q pensam assim. Milagres!? É bom questionar esses milagres, advindos d “aparecida”. REPITO: qual a msgm d aparecida q ñ apareceu? Segundo os videntes d “Fátima” , “Lourdes” e Guadalupe, a Sra. é bela; muito bela! A imagem d aparecida … Vcs insistem em dizer q Deus fez 1 imagem grotesca da Mãe do Filho Dele e a colocou no fundo d 1 rio, p/q apartir daí começem a venerá-la? É bom questionar profundamente o caso “aparecida”. Date: Fri, 13 Sep 2013 19:11:33 +0000 To: lherosa@hotmail.com

      • Olá H H, a paz do Senhor!

        Por quê Deus não iria servir-se de uma imagem de Maria, uma bela imagem sim, com muitos detalhes já a observou de perto? Deus não só se utilizou desta imagem como a utiliza sempre. Mas pense em todo o contexto em que a imagem de Aparecida foi encontrada… Era uma época em que as pessoas negras eram tidos como escravos, como animais, não como pessoas… Deus em sua sabedoria não queria nos mostrar com isso que somos todos iguais? E que a imagem de Maria de negra cor representa que todos somos irmãos, filhos do mesmo Pai e da mesma Mãe, independente da cor da pele? Não entendo o motivo que você se nega a aceitar a padroeira do nosso país, é pelo fato dela ser negra? Se sua resposta for sim, liberte-se deste preconceito meu irmão! A mensagem de Aparecida pode ser refletida no que eu já lhe disse acima. E também já comentei sobre a imagem que não é grotesca! E termino com sua mesma resposta: “É bom questionar profundamente o caso “Aparecida”.

        Em Cristo,
        Blog Doutrina Católica.

  2. Luiz Henrique disse:

    Outro assunto é o apoio direto ou indireto da Igreja, quanto a política (falo dos cargos comissionados que são assalto aos cofres públicos, daqueles que trabalham licitamente, que compram e vendem, para manutenção dos tais cargos, criados via politicagem) Porque esses católicos em vez de aceitarem tais cargos, não se opõem contra isso, exigindo concurso público para ocupação dessas vagas, o que seria ético!.

    • É verdade Luiz Henrique… Seria ético e coerente não é? Mas existem os chamados católicos de fachada, de nome, ou os não praticantes (aff)… que se encantam pelo dinheiro fácil e pela vida fútil que o dinheiro em excesso pode trazer… Rezemos por esses nossos irmãos!

      Em Cristo,
      Leandro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s