Vestes Sacras (Litúrgicas) II

Queridos leitores, amados irmãos em Cristo, a paz do Senhor!

Trazemos a segunda parte sobre as vestes sacras (para ler a primeira parte clique aqui).

Os diáconos:

A dalmática:  É semelhante à casula só que é uma veste diaconal. Assim como a casula, a dalmática é a última peça diaconal a ser vestida. Fica sobre a túnica e sobre estola (a estola do diácono é cruzada do ombro direito até a cintura esquerda).

Em algumas exceções pode ser utilizada por bispos, como no caso da unção de altares quando de suas dedicações.

____________________________________________________________

Os Bispos e o Papa:

Além das outras vestes já citadas, usam outras peças que são as seguintes:

O pálio: O pálio é um ornamento de lã branca com seis cruzes, que é colocado sobre os ombros e tem duas bandas que caem sobre o peito e as costas. Levam-no o Papa e os arcebispos metropolitanos. É um símbolo de autoridade e manifesta a estreita união com o romano pontífice. Os pálios são confeccionados com a lã dos cordeiros abençoados pelo Papa na festa de Santa Inês e por ele entregue aos arcebispos, quando da festa de São Pedro. Os Bispos são pastores do rebanho em nome de Jesus Cristo e por isso mesmo o Pálio serve de sinal identificador do Pastor à frente de seu rebanho. Seu uso é permitido aos arcebispos no território de suas arquidioceses, sendo que o Papa pode utiliza-lo em qualquer lugar do mundo, tendo em vista sua jurisdição universal sobre a Igreja.

____________________________________________________________

O solidéu: seu nome significa “só para Deus”É aquela “meia-cuia” que o bispo tem sobre a cabeça. Os bispos ao serem ordenados são ungidos na cabeça, por isso seu uso representa a unção apostólica.

 ___________________________________________________________

A mitra: É uma espécie de chapéu em forma de cone. Significa que o bispo está consagrado só para Deus. A parte de cima da Mitra é aberta e significando que o bispo está aberto para Deus, sendo que seu forro costumava ser vermelho, simbolizando o Espírito Santo sobre o bispo, sucessor dos apóstolos. Também possui tiras de tecido atrás que caem sobre as costas ( as ínfulas) que significam as duas revelações do Antigo e Novo Testamento, assim como a plenitude do sacerdócio.

 ___________________________________________________________

O báculo: é o cajado do bispo que nos lembra que eles são os pastores que conduzem o rebanho em direção ao Pai. É a autoridade do Bispo em sua igreja particular. Sua ponta curva, além de representar que o bispo busca suas ovelhas e as “puxam” e conduzem, representam sua submissão ao Papa.

____________________________________________________________

A Férula papal: semelhante ao cajado dos demais bispos, a férula papal não possui a ponta curva, mas uma cruz, demonstrando que o pontífice está submisso apenas a Deus.

____________________________________________________________

O anel: o bispo têm um anel no dedo, este é constituído de material nobre, geralmente de ouro. Nos mostra que Cristo é o Esposo da igreja, a união do bispo com os fiéis de sua diocese, sua união com toda a Igreja e sua inquebrável fidelidade.  O anel do papa chama-se anel do pescador, por ele ser o sucessor de São Pedro, que era pescador.

 ___________________________________________________________

Cruz Peitoral: Como o próprio nome diz, é a cruz que os bispos levam sobre o peito. Representa sua dignidade sacerdotal, que deriva da Cruz.


Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica, Símbolos e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Vestes Sacras (Litúrgicas) II

  1. Pingback: Recepção do Pálio por Dom Airton José dos Santos | Doutrina Católica

  2. Pingback: D. Airton José dos Santos, Arcebispo de Campinas recebe o Pálio, pelas mãos de Bento XVI na Solenidade de hoje | Doutrina Católica

  3. Obrigado pelo conteúdo ajudará bastante na formação de acólitos aqui na paróquia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s