A Quinta-feira Santa – Reflexões pertinentes

Sabemos que este dia é marcado por duas celebrações especiais, a missa dos Santos óleos pela manhã, e a missa de lava-pés a noite (conforme explicado no post A Semana Santa).

Hoje devemos refletir sobre quatro pontos básicos: amor, presença, sacrifício e humildade.


Amor:
Jesus sabia tudo que aconteceria, ainda assim nos dá o mandamento do amor, o “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” e só sabe amar até o fim.

Presença: Sabendo que seus dias convivendo com a humanidade estavam no fim, Cristo institui dois grandes Sacramentos, sinais de sua presença: a Eucaristia, sua presença física e espiritual constante em nosso meio e o Sacramento da Ordem, pelo qual através de nossos sacerdotes, podemos celebrar a Eucaristia, receber o perdão dos pecados e assim estarmos sempre próximos a Deus.

Humildade: Jesus, já sendo humilde por ter se humanado, chega ao extremo da humildade ao se colocar a lavar os pés dos Apóstolos, e nos deixar tal atitude como exemplo: devemos servir com humildade e retidão e amar até o fim.

Sacrifício: Jesus se dá em Sacrifício por nós, é preso, passa por um julgamento injusto e sabe que será açoitado, pregado numa cruz, morrerá e terá o lado transpassado. Ainda assim só sabe amar e se preocupar com a humanidade ao pedir que o Pai perdoasse seus algozes por não saberem o que estavam fazendo.

E nós? Sabemos amar incondicionalmente? Sabemos ser humildes? Que tal tentarmos pensar um pouco como Cristo, que mesmo sabendo que seria morto, amou até o fim, foi humilde e só pensou no próximo? Eu sei que Jesus é Deus e como tal é perfeito, e nós como criaturas falhas como suportar tudo amando, perdoando e sendo humildes? Meus irmãos, basta não sermos mesquinhos, e nos determos em pequenas coisas, pequenos atritos com nossos irmãos que realmente não valem a pena. Jesus perdoou a todos e rogou ao Pai que os perdoassem prestes a morrer nas mãos deles, porque nós não podemos perdoar também? Porque não podemos aprender a amar realmente e verdadeiramente? Porque não sermos humildes e seguirmos o exemplo de nosso Mestre e Senhor?

Deixemo-nos lavar pela misericórdia de Jesus, para assim termos parte com Ele, mergulhemos no amor do Senhor para assim estarmos com Ele. Comunguemos de seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Santíssima Eucaristia, Ele nos deixou  a possibilidade de estarmos tão intimamente ligados a Ele por meio deste sublime Sacramento, porque dizer não?

Irmãos, meditemos nesta quinta-feira santa, para que possamos realmente amar, nos doar, sermos humildes e ter sempre o exemplo de Jesus Cristo conosco.

Em tempo: Lembrem-se – a Sexta-feira Santa não é um feriado para festas, praias e diversão. É dia Santo para meditarmos a paixão de Cristo e mergulharmos em tão profundo mistério. Sejam coerentes com suas atitudes meus irmãos, sejamos realmente católicos.

Em Cristo,

Leandro Nascimento.

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica, Reflexão e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A Quinta-feira Santa – Reflexões pertinentes

  1. Pedro Fernandes disse:

    Ao falarmos de humildade, não podemos deixar de mencionar o lava-pés … quem participou de uma cerimônia deste tipo, certamente não vai esquecer jamais. Memória do gesto de amor do Mestre. Uma abençada Semana Santa a todos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s