Sábado Santo

A Vigília Pascal

 

Jesus está morto e foi sepultado. Porém, persiste a esperança e a confiança em suas palavras, de que ressuscitaria ao terceiro dia. A Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se do sacrifício da Missa, até que, após a solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entrega às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinquenta dias. Segundo antiquíssima tradição, esta noite deve ser comemorada em honra do Senhor e a Vigília que nela se celebra, em memória da noite santa em que Cristo ressuscitou, deve ser considerada a mãe de todas as santas Vigílias (Santo Agostinho).
      Esta é a celebração mais importante na vida do cristão. Nela falam os símbolos da vida: o fogo, a luz, a água, o óleo, o pão e o vinho. A Missa da Vigília Pascal, celebrada em todas as Paróquias, à noite, começa na escuridão, simbolizando a morte. Pouco a pouco, as luzes do templo são acesas. Uma grande vela, o Círio Pascal, é conduzida solenemente ao altar, lembrando a presença do Ressuscitado. Em seguida, as leituras mostram toda a história da salvação. Antes da leitura do Evangelho, acontece o anúncio da Ressurreição de Cristo, através de um canto solene, o “Exultet“. A seguir é feita a bênção da água, que será usada no Sacramento do Batismo durante todo o ano (podem acontecer batismos ou não durante a Vigília Pascal, sendo que antigamente os batismos eram realizados nesta data). A Missa continua, então, em clima de alegria, festa e união.

Fonte: Arquidiocese de Campinas

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica, Reflexão e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Sábado Santo

  1. ALELUIA! Cristo ressuscitou. Feliz Páscoa.

    • Nilsa! Feliz Páscoa! Que o Ressuscitado ilumine nossos corações e nos dê coragem para carregar nossas cruzes, enquanto aguardamos nossa vitória!

      Em Cristo,
      Leandro Nascimento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s