Posse de Dom Airton José dos Santos – Arquidiocese de Campinas

Queridos amigos, a paz!

É com muita alegria que trago notícias sobre a posse de Dom Airton José dos Santos, novo Arcebispo Metropolitano de Campinas.

A cerimônia aconteceu ontem, 15/04 – Domingo da Misericórdia, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Scherer, e contou com a presença do Arcebispo de Aparecida, Dom Raimundo Damasceno, o Arcebispo Emérito de Campinas, Dom Gilberto Pereira Lopes, entre outros 35 bispos e mais de 200 padres da Arquidiocese de Campinas e região.

Os fieis lotaram a Igreja e centenas de cadeiras foram colocadas do lado de fora da Igreja, para comportar as 3.500 pessoas.
Amigos, familiares e fieis da Região Metropolitana de Campinas, além das cidades de Mogi das Cruzes e de Minas participaram deste momento histórico.

Recepção do Arcebispo na Igreja

O Arcebispo, com veste coral, foi recebido à porta da igreja pelo Cabido Metropolitano e Colégio dos Consultores. Também estavam presentes os cardeais Dom Odilo Scherer e Dom Raimundo Damasceno. Tudo acompanhado pela melodia de Ecce sacerdos magnus (Eclo 50, 1; 44, 16.17.22), de Anton Bruckner (1824-1896), entoado pelo Coro.

Procissão de Entrada

Durante o canto “Marcha da Igreja – Marche de L’Eglise” (David Julien / Pe. Josmar Braga / D. Carlos A. Navarro), realizou-se a procissão de entrada, com turibulo, cruz, imagem do Crucificado, castiçais, clérigos, Livro do Evangelho, diáconos, presbíteros, bispos e Arcebispos.

Após inclinação ao altar, o Cardeal Dom Odilo incensou o altar e, em seguida, dirigiu-se para junto dos outros bispos, deixando a cátedra vazia.

Leitura das Letras Apostólicas

Dom Odilo, após o sinal da Cruz, mandou que fossem lidas as letras apostólicas: “Ouviremos, agora, a leitura das Letras Apostólicas, ou seja, a carta do Santo Padre, o papa Bento XVI, nomeando D. Airton como legítimo Arcebispo de Campinas. Acompanhemos”.

Assim o Cônego Jeronymo leu ao povo as referidas Letras Apostólicas e todos aclamaram “Graças a Deus”.

Assinatura da Ata de Posse

O Chanceler da Cúria, Padre Júlio César Calusni leu a Ata que, em seguida, foi assinada, ao som de “Oremos pro Antistite”, de Domenico Bartolucci.

Tomada de Posse da Cátedra

Após as assinaturas da Ata, o Cardeal Dom Odilo convidou o Arcebispo Emérito, Dom Gilberto Pereira Lopes, para passar o Báculo a Dom Aírton, que assumiu seu lugar na Cátedra.

O Báculo foi de Dom João Corrêa Nery, e está na Arquidiocese de Campinas desde sua fundação, em 1808. O Báculo indica a responsabilidade de governar a Igreja que é confiada ao bispo.

Com o Báculo em mãos e aplaudido pelos milhares de fieis, Dom Airton tomou posse da cátedra, símbolo mais importante e valioso para o bispo. Neste ato solene ele se tornou, oficialmente, Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Saudação ao Arcebispo

“Neste momento, representantes dos leigos e leigas, das religiosas e religiosos, e do clero farão uma saudação de acolhida a D. Airton. Como membros do povo de Deus, querem trabalhar pelo anúncio do Evangelho, missão de toda Igreja, em comunhão com seu Pastor.

Acolher é próprio do cristão: “quem vos recebe, a mim recebe”, disse Jesus”, dizia a monição.

A Irmã Elisa Fátima Zuanazzi, da Congregação São José, de Indaiatuba, prestou homenagem em nome dos religiosos e religiosas do Brasil.

Maria Emília Schpallir da Silva saudou-o em nome de todos os leigos.

Representando o Clero, Monsenhor João Luiz Fávero deixou as boas vindas ao novo Arcebispo.

Manifestação de Obediência e Respeito ao Arcebispo

“Agora é o momento em que os membros do clero manifestarão obediência e respeito ao Arcebispo, relembrando e renovando o mesmo gesto que cada um fez em sua ordenação. Apresentar-se-ão diante de D. Airton o Cabido Metropolitano, os padres e diáconos permanentes incardinados na Arquidiocese. Logo após, as autoridades aqui presentes farão uma saudação ao Arcebispo, que assim como ele, têm por missão zelar pela vida do povo, construindo a justiça e o direito”, disse o comentarista da celebração.

Em momento solene, enquanto o coro entoava “Ecce Venio – Hb 10,9” (Marco Frisima e Clayton Dias), mostravam obediência e respeito o: Cabido Metropolitano; padres e diáconos incardinados na Arquidiocese; as autoridades (prefeitos das cidades que compõem a Arquidiocese de Campinas: Campinas, Elias fausto, Hortolândia, Indaiatuba, Monte Mor, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo); o comandante da 11ª Brigada do Exército em Campinas, General Tomás Miné Ribeiro; a reitora da PUC Campinas, Dra. Ângela de Mendonça Engelbrecht; o vice-presidente da Sociedade Campineira de Educação e Instrução, Dr. Sebastião Carlos Biasi; o superintendente do Hospital e Maternidade Celso Pierro, Dr. Antonio Celso de Moraes.

Liturgia da Palavra

As leituras do dia foram:

  • 1ª Leitura – At 4, 32-35;
  • Salmo Responsorial – Sl 117;
  • 2ª Leitura – 1Jo 5, 1-6;
  • Evangelho – Jo 20,29;

O Arcebispo, na cátedra, de mãos juntas, convida o povo à Oração dos Fieis: “Caros irmãos e queridas irmãs, nesta alegria pascal invoquemos a Deus, com mais fervor, para que, tendo atendido às preces e súplicas do seu amado Filho, considere também nossas humildes orações”. As intenções foram realizadas pelo casal Lindolfo e Cristiane.

A Primeira Consagração

Dom Aírton, agora Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Campinas, realizou a primeira Consagração Eucarística.

Autoridades

O prefeito de Campinas, Pedro Serafim (PDT), destacou que “toda cidade se alegra com a chegada do bispo” durante a saudação a Dom Aírton.

Representante do Governador do Estado de São Paulo, a vereadora Célia Leão, desejou as boas vindas ao Arcebispo.

Despedida

Ao som do “Hino Pontifício- Marche Pontificale” (Charles Gounod -1818-1893- / D. Marcos Barbosa, OSB), foi realizada a despedida e encerramento da Solenidade de Posse de Dom Aírton José dos Santos, o novo Arcebispo da Arquidiocese de Campinas.

Em procissão, deixaram a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora os seminaristas, padres, bispos, arcebispos e cardeais.

 Música

Os cânticos na Missa de posse foram entoados pelo Coro da Arquidiocese de Campinas, sob regência de Clayton Dias. E como membro de tal equipe, manifesto minha alegria em poder ter participado tão ativamente de um momento tão especial, único e histórico para nossa Arquidiocese.

Créditos: Texto original de Fabiano Fachini com alterações do Doutrina Católica.

Fotos: Fabiano Fachini (fotos 1 -3) e Carolina Margiotte Grohmann (fotos 4-8)

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em História, Igreja em ação, Notícias e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s