Formação – Ficha 11 : Vocação Universal da Santidade da Igreja e Índole Escatológica da Igreja (LG 4)

Constituição Dogmática LUMEN GENTIUM 

A Luz dos Povos,  a Luz das gentes 

 Vocação Universal da Santidade da Igreja

e     Índole Escatológica da Igreja (LG  04)

Esta décima primeira Ficha,  quarta sobre a LG, aborda os capítulos V e VII sobre a ‘Vocação à Santidade’ e a ‘Índole Escatológica da Igreja’, respectivamente.

A vocação à Santidade

O capítulo V recorda que todos os cristãos, estejam onde estiverem, são chamados à santidade, isto é, a uma vida de profunda comunhão com o Senhor, e adesão ao  projeto anunciado por Jesus Cristo. Este é o maior testemunho e a maior obra da Igreja! [1]

Falar da vocação à santidade universal da Igreja significa refletir no chamamento à santidade do Povo de Deus. Cremos que a Igreja é indefectivelmente santa, pois Cristo a amou como esposa, entregou-Se por ela, para santificá-la (cf. Ef 5,25-26), e uniu-a a Si como Seu corpo, cumulando-a com o dom do Espírito Santo. Esta santidade  se manifesta nos frutos da graça que o Espírito Santo produz nos fiéis; exprime-se de muitas maneiras em cada um daqueles que, no seu estado de vida, tendem à perfeição da caridade, com edificação do próximo; e aparece de modo especial na prática dos conselhos chamados evangélicos. A prática destes conselhos, develevar ao mundo um admirável testemunho e exemplo desta santidade (LG 39).

Cristo, Mestre e modelo de perfeição, sempre pregou a santidade de vida que Ele é autor e consumador: “Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste” (Mt 5,48). Todos aqueles que no batismo da fé foram feitos verdadeiros filhos de Deus e participantes da natureza divina, são destinados à santidade que receberam na graça, devendo conservá-la e aperfeiçoá-la. Sejam os clérigos, os religiosos ou os leigos, todos são igualmente chamados à santidade, cada qual, de acordo com seu estado de vida. A LG exorta toda a Igreja a viver conforme a santidade pregada por Cristo, consistente no amor incondicional a Deus e ao próximo, na caridade e fraternidade, na prática constante da oração e no exercício das virtudes cristãs (LG 40).

Índole escatológica da Igreja

O capítulo VII aborda a índole escatológica da Igreja. Etimologicamente, escatologia diz respeito à teologia do final dos tempos, mas isso não significa que a Igreja pregue o fim do mundo. Para a doutrina católica, a escatologia diz respeito à promessa da vinda de Cristo quando, então, Ele resgatará todos, definitivamente, para o seu Reino. Enquanto isso, a Igreja espera dando testemunho de que o Reino já está entre nós. Disso nasceu a imagem da Igreja peregrina ou militante!

O texto da carta aos Filipenses (1,20-24) expõe de maneira clara que, se o Reino é o lugar definitivo para o cristão, ‘‘o morrer é lucro”, mas todos tem a missão de viver e testemunhar Cristo na Terra, enquanto viventes. Paulo reflete: “Fico na indecisão: meu desejo é partir desta vida e estar com Cristo, e isso é muito melhor. “No entanto, por causa de vocês, é mais necessário que eu continue a viver” (Fl 1,23-24).

Ficha completa em: http://www.ambientevirtual.org.br/fichas-de-estudo/santidade-indole-escatologica/

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Desenvolvimento da Igreja, Formação, História, Reflexão e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Formação – Ficha 11 : Vocação Universal da Santidade da Igreja e Índole Escatológica da Igreja (LG 4)

  1. Murilo Frizanco disse:

    O papa Bento XVI faz uma reflexão interessante no livro Jesus de Nazaré sobre a escatologia do Reino dos Céus, vale a pena como complemento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s