Os tipos de oração: “as formas de relacionamento com Deus”


 

O servo
Reza como alguém “que força”, buscando fidelidade na oração

Características principais: São “orações de repetição”. Rosário, terços, Liturgia das Horas, novenas, leitura da Palavra, devocionais. É uma oração feita por intermédio de livros, livretos, devocionários etc.

Quando se servir desta oração? Nos momentos de aridez espiritual, dificuldades de escuta, problemas emocionais.

O Filho
Reza como quem “se joga” no Pai

Características principais: Espontaneidade na oração. Nada é “dirigido”. Reza tudo, fala tudo, briga, se acalma, chora, confia, se larga. O filho não tem “limites” com seu Pai. Ele se imagina no peito, no coração, nos ombros, no colo do Pai.

Quando se servir desta oração? Quando nos sentimos “apertados” no coração, problemas familiares, mortes na família, aprisionados, carentes, abandonados: “O Filho Pródigo: Pai, eu voltei”.

O Discípulo

Reza como quem conhece intimamente o Pai

Características principais. Dirige sua oração para determinada situação. Tem um “rhema” de oração, um caminho, uma trilha. É a oração da escuta, da quietude, do sabor oracional. É nesta oração que tomamos direcionamentos de Deus, exercitamos o dom da escuta e conhecemos profundamente a vontade de Deus para nós. Durante esta oração aprendemos de Deus, formamo-nos em Deus.

Quando se servir desta oração? Sempre. A todo instante. Em especial, antes de pregações, missões, serviços, coordenação, pastoreio, formação, decisões a se tomar etc.

Compõe esta oração: Bíblia, caderno, caneta, escrita, visualizações, profecias, locuções interiores.

Oração diante d’Ele. 

Aquilo que eu sou diante daquele que é.

Ninguém pode dizer que “ama o Senhor” se não for um servo-filho-discípulo que se prostra em adoração e escuta diante Dele. Somos um povo da Eucaristia, de sacramentos e em hipótese alguma devemos nos esquecer da adoração ao Santíssimo Sacramento. “É estar na presença do Mestre” e santificar-se.

Fonte:  Formação Beatitudes – As riquezas do carisma – As formas de relacionamento com Deus na comunidade Beatitudes.

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Doutrina Católica, Formação, Orações, Reflexão e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s