Maria : “Ave cheia de graça! o Senhor está com você!”

   Doutrina Católica           

          O mês de Maio é dedicado a refletirmos sobre Nossa Senhora, e nosso blog trará ao longo desses dias algumas reflexões sobre tão doce, generosa e amorosa mãe. Falar da bem aventurada Virgem Maria, nos traz grande alegria, pois ela é a mais sublime flor da humanidade. Escolhida pelo Criador para ser a mãe do Salvador por intermédio do Espírito Santo, Nossa Senhora vem sendo caluniada e difamada por muitos filhos seus, que por diversas vezes não sabem por que o fazem, ou porque não deixam de fazer. Sem a compreensão exata do papel de Maria nas Sagradas Escrituras, para a humanidade, e para o plano de salvação e redenção de Deus.

            Tudo o que nós católicos temos pela Virgem Maria é amor e respeito, por aquela que soube dizer “sim” a Deus, e se entregar por inteira independente de sua própria vontade, reconhecendo-se como “escrava do Senhor” (Lc 1, 38). Mas mesmo assim, muitos a atacam, e nos atacam afirmando que a colocamos no lugar de Deus, o que de fato é impossível, pois a própria Maria se intitula “escrava do Senhor”. Diante disso, para esclarecer o que sentimos pela Mãe de Deus, abordaremos diversas questões ao longo deste mês e hoje nossa reflexão será sobre a saudação do anjo Gabriel.

            Em Lc 1,28 vemos a saudação do anjo Gabriel: “Ave cheia de graça! o Senhor está com você!”, e temos a afirmação de um anjo, enviado de Deus, que afirma “cheia de graça”, ou seja, isenta do pecado, uma vez que ela é “cheia de graça”, não há espaço para o pecado. Ora, se Deus é todo poderoso, nada o é impossível, inclusive pelos méritos de Cristo, que Maria fosse isenta do pecado. Temos essa certeza, pois o anjo não mentiria, uma vez que foi enviado pelo próprio Deus, e que a mãe do Salvador não poderia concebê-lo se houvesse nela a mancha do pecado. Deus é perfeito e faz tudo perfeita e sabiamente, inclusive fazer com que Maria, a nova Eva, fosse isenta do pecado (assim como na criação Eva o era), para que assim fosse digna de receber em seu ventre o Deus humanado, uma vez que não se coloca vinho novo e bom em odres velhos e podres (Lc 5, 37) e vinho novo deve ser colocado em  barris novos (Lc 5, 38).

      Ave, cheia de graça, plena da graça de Deus, sem espaço para mais nada, para pecado algum! interceda por nós ó Mãe, doce mãe de Jesus e nossa.

Obs.: Alguns podem estranhar o termo “Ave”, por isso é importante frisar que neste sentido significa “alegre-se”, ou “Salve”.

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Apologia, Doutrina Católica, Maria e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Maria : “Ave cheia de graça! o Senhor está com você!”

  1. Pingback: Maria : Bendita és tú entre as mulheres, e bendito é o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? | Doutrina Católica

  2. Pingback: Maria: “Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada” | Doutrina Católica

  3. Pingback: Maria : A intercessão de Nossa Senhora | Doutrina Católica

  4. Pingback: Maria: Virgem e Imaculada, Mãe de Deus e dos homens | Doutrina Católica

  5. Pingback: Maria: A mulher revestida de Sol | Doutrina Católica

  6. Pingback: Nossa Senhora Rainha | Doutrina Católica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s