Palavras do Papa: “No momento da provação, rezar conforta!”

Na manhã de ontem, o Papa concedeu audiência ao ar livre, na Praça São Pedro, onde o papa-móvel circulou em meio à multidão, possibilitando aos peregrinos, turistas e romanos saudar Bento XVI de perto.

Falando à multidão, o Pontífice prosseguiu a série de catequeses que vem fazendo sobre a relevância da oração e citou o episódio da vida de São Pedro em que foi encarcerado e em seguida milagrosamente libertado graças à ‘prodigiosa intercessão do anjo’. O apóstolo havia sido preso por decisão de Herodes. Na prisão, acorrentado, ele fica tranquilo e confiante, porque está certo que a comunidade, reunida, reza por ele. Pedro sabe que não está só: o Senhor o acompanha, a força de Cristo se realiza na fragilidade. Bento XVI explicou que seguindo Jesus, Pedro encontrou a verdadeira liberdade e por isso, deu testemunho até o martírio, confirmando que o Senhor havia ressuscitado e o salvou.

Este episódio, narrado por Lucas, nos adverte que a Igreja, ou seja, cada um de nós, ao atravessar a noite de provações, se vê confortado pela oração vigilante, perseverante e confiante no Senhor, porque ele nos liberta das correntes, concede serenidade e nos ajuda a enfrentar as dificuldades, mesmo diante da recusa, da oposição e da perseguição.

Depois de proferir sua reflexão em italiano, Bento XVI fez um resumo em várias línguas, falando também em português:

 “Queridos irmãos e irmãs,

O último episódio da vida de São Pedro narrado nos Atos dos Apóstolos trata da sua prisão em Jerusalém, da qual foi liberto por uma intervenção prodigiosa de um anjo do Senhor. Apesar da dificuldade da situação, diz o texto que Pedro dormia, estava tranquilo. Essa calma era fruto da sua confiança em Deus, em cujas mãos se abandonara, e da certeza que estava sendo acompanhado pela oração dos irmãos. Com o anjo, Pedro vive uma experiência semelhante àquela que fizera o povo de Israel, quando foi libertado da escravidão do Egito. Ele experimenta que a verdadeira liberdade é poder seguir a Jesus. Por outro lado, a passagem mostra como a comunidade de Jerusalém sabia que, no momento da prova, é a oração que dá sustento e força. O texto diz que, enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja orava continuamente a Deus por ele. Também nós, por meio de uma oração constante e confiada, experimentamos como o Senhor nos liberta das cadeias e nos guia no meio das noites que atormentam o nosso coração, dando-nos a serenidade para enfrentar as dificuldades da vida.

Saúdo os grupos nomeados de Portugal e do Brasil e todos os peregrinos lusófonos presentes nesta Audiência, particularmente os sacerdotes da Diocese de Zé Doca, acompanhados de seu Bispo, Dom Carlo Ellena. Assim como a oração da primeira comunidade sustentou a Pedro na dificuldade, hoje também o seu Sucessor sabe que pode contar com as vossas orações. Que Deus vos abençoe! Obrigado!”.

Em inglês, o Papa saudou os participantes da Conferência sobre o Tráfico Humano, promovida pelo Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, que participaram da audiência. Cumprimentou também os grupos de vários países em francês, espanhol, alemão, eslovaco, húngaro, croata, russo, letão e polonês, recordando a solenidade de Santo Estanislau, festejado terça-feira.

Em italiano, ele elogiou o trabalho da associação missionária de leigos África CUAMM, que há mais de 60 anos desempenha uma preciosa atividade em favor do direito à saúde e a defesa do valor da vida humana.

No final da audiência, Bento XVI concedeu a sua benção a todos os presentes, ouvintes e telespectadores que acompanharam o encontro.

Fonte: Rádio Vaticano/Portal Católico.

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Palavra do Papa e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s