Maria: A mulher revestida de Sol

Doutrina Católica        

      No livro do Apocalipse (Ap 12, 1)  encontramos com destaque a figura de uma mulher: “Apareceu um grande sinal no céu: uma Mulher revestida de sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas”. Este versículo isoladamente não nos diria nada, porém o texto segue e encontramos também que ela “estava grávida e (…) deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações com cetro de ferro (Ap 12, 2.5). De fato, quem é que nasceu para governar todas as nações se não o Cristo Jesus e mais, quem é que esteve grávida dele? A resposta é óbvia: Maria de Nazaré! E ainda podemos ver através desses versículos que Maria foi assunta aos céus, uma vez que estava sob a lua, que ela, pelos méritos de Cristo foi coroada de doze estrelas como rainha do céu e  da terra, doze estrelas, pois são doze as tribos de Israel, e doze os apóstolos, ou seja rainha de toda a terra. Vemos por fim que Maria estava revestida de sol, isso tem um motivo lógico, pois segundo São Mateus “Os justos resplandecerão como o sol” (Mt 13, 43).

Ainda podemos estabelecer uma comparação entre o texto da Rainha Ester:

“Logo que o rei viu a rainha Ester no átrio, esta conquistou suas boas graças, de sorte que ele estendeu o cetro de ouro que tinha na mão. E Ester se aproximou para tocá-lo”. (Ester 5,2)

Mas como? Simples, no texto de Ester (Leia na íntegra, vale a pena), podemos ver uma rainha, que intercede junto ao rei, que por sua vez estende o cetro para ela tocar, aceitando sua intercessão, e em Apocalipse, vemos que quem regerá todas as nações o fará com cetro de ferro! É explícita a alusão do texto do Antigo Testamento, para com o texto do Novo, mostrando a intercessão da Rainha, a mulher que nos traria o Salvador.

     Esse texto (Apocalipse) riquíssimo ainda nos traz muitos esclarecimentos, conforme apontam Correia e Formigoni  (2008, p.5) a partir do Ap 12, 4.6 “deteve-se diante da Mulher que estava para dar à luz (…) para lhe devorar o Filho (…) A Mulher fugiu para o deserto, onde (…) foi sustentada por mil duzentos e sessenta dias”.

     De fato, o demônio maquinou contra a vida de Jesus desde seu nascimento, na pessoa do perseguidor Herodes. Maria fugiu então com o filho para o deserto (Egito). Lá ficou por aproximadamente mil e duzentos e sessenta dias (três anos e meio). Ou seja, do ano 7 AC, ano do nascimento de Jesus, conforme atualmente se acredita, até março-abril do ano 4 AC, ano da morte de Herodes. Perfazendo os três anos e meio de exílio, nos quais foi sustentada pela Providência.

     O texto ainda confirma a maternidade de Maria sobre toda a humanidade, uma vez que  “(O Dragão) se irritou contra a Mulher e foi fazer guerra ao resto de sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap 12, 17). Ora, hoje nós somos a descendência de Maria, e nós somos por diversas vezes atacados por reconhecer nela o exemplo perfeito de discípula fiel, somos caluniados por louvar a essa mulher, para que em nome dela Deus seja glorificado, uma vez que exaltando a obra, se exalta mais ainda o criador.

     Mas, esses versículos do Apocalipse dizem “mulher” e não mencionam o nome de Maria… Sim, isso é verdade, porém Deus Pai lá em Gênesis também chama de mulher, aquela que a descendência terá inimizade a descendência da serpente (Gn 3, 15)(como vimos em Ap 12, 17), e Jesus, no casamento em Caná (Jo 2, 3-4) e aos pés da cruz (Jo 19, 26-27), também a chama de mulher. Não há outra explicação, essa mulher é a mesma, prefigurada desde o tempo da criação por Deus Pai, essa mulher não é outra senão Maria Santíssima, a mãe de Deus e nossa.

Ó Maria concebida sem pecados, rogai por nós que recorremos a vós!

Referências

Bíblia Sagrada

CORREIA, Udson Rubens Correia e Tirsiley Debora Formigoni.  As glórias da Virgem Maria segundo as Escrituras. Montfort Associação Cultural. Disponível em:<http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas&subsecao=igreja &artigo =glorias> Acesso em: 29/07/2008 às 12:07h

Leia mais em:

“Ave Maria cheia de graça! O Senhor está com você!”

“Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa palavra”

“Bendita és tú entre as mulheres, e bendito é o fruto do seu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar?”

 ”Doravante todas as gerações me chamarão bem aventurada”

“Maria: Virgem e Imaculada, Mãe de Deus e dos homens”

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Doutrina Católica, Maria, Reflexão e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Maria: A mulher revestida de Sol

  1. Pingback: Nossa Senhora Rainha | Doutrina Católica

  2. JAOliveira disse:

    Quando comecamos a rezar o Santo Rosário, a medida que avancamos dia a dia, quando rezamos a oracao da Ave Maria, passamos a ver a beleza divina desta oracao católica, gradaticamente parece que estamos conversando com a Virgem Maria e ela nos mandando gracas e recebrendo uma rosa por cada Ave Maria. Gracas Vos damos por termos em nossa Religiao Católica esta Santa Oracao, o Pai Nosso e o Santo Rosário. Irmaos, creem, rezem diadiariamente o Rosário, criem o hábito, meditem nas passagens, ma rezem mesmo e facam como que um “alimento” diário, é a nossa maior “arma” contra todas as tentacoes e provacoes do pecado. Tenham com devocao e sempre a mao o Rosário/Terco, nada de maldade se aproximará.
    JAO

    • Caro Jao, a paz!

      Ah quem dera que todos os homens entendessem a beleza desta oração e o porque a rezamos. Quem dera…
      Quem ao recitar nosso Rosário coloquemos em nossas intenções a conversão do coração dos homens e para que descubram a beleza do orar.

      Em Cristo,
      Leandro.

  3. Laercio disse:

    Gostei d+ dessa publicação Maria é nossa mãe ela intercede por nós junto a pai…
    “Salve Maria imaculada” paz e bem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s