Pentecostes : aprendendo com o Youcat – o catecismo jovem da Igreja

Aproxima-se a Solenidade de Pentecostes, nossa Igreja se reveste da cor vermelha, representando o fogo que desceu do céu e preencheu o coração dos discípulos de Jesus. Mas, sabemos de fato o que significa a palavra “Pentecostes”?

De acordo com o YouCat (pág. 75) entendemos que “Pentecostes (gr. Pentecoste = “o qüinquagésimo” [dia depois da Páscoa]). Originalmente era uma festa em que Israel celebrava a aliança com Deus no Sinai. Por causa do acontecimento pentecostal em Jerusalém, tornou-se para os cristãos a festa do Espírito Santo.

Ainda de acordo com o YouCat, podemos aprender:

[118] Mas o que aconteceu no dia de Pentecostes?

Cinqüenta dias após a ressurreição, o Senhor enviou do Céu o Espírito Santo sobre os seus discípulos. Começou, então, o tempo da Igreja. [731-733]

No dia de – PENTECOSTES, o Espírito Santo fez, de medrosos Apóstolos, corajosas testemunhas de Cristo. Num curtíssimo espaço de tempo fizeram-se batizar milhares de pessoas. Era o nascimento da Igreja! O milagre pentecostal das línguas revela que a Igreja, desde o princípio, está aberta a todos, é “universal” (palavra latina que traduz o termo “católico”, de origem grega) e, por conseguinte, missionária. Ela dirige-se a toadas as pessoas, supera fronteiras étnicas e linguísticas, e pode ser entendida por todos. Até hoje, o Espírito Santo tem sido o “elixir vital” da Igreja.

Em Cristo,

Leandro Nascimento.

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Doutrina Católica, Formação e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Pentecostes : aprendendo com o Youcat – o catecismo jovem da Igreja

  1. Tato Diego disse:

    Leandro bom dia.

    Essa foi a melhor explicação sobre o pentecostes que achei, bem sucinto.
    Aqui em Brasília têm um pentecostes bem conhecido que é do padre “Moacir Anasctácio” que arrebanha mais de 1 milhão de pessoas e nessa parte aqui:
    “O milagre pentecostal das línguas revela que a Igreja, desde o princípio, está aberta a todos, é “universal” (palavra latina que traduz o termo “católico”, de origem grega)”
    Esse é o espiríto que sempre vi o pentecostes, que chega em qualquer lugar e não apenas nessas festas. Acho muito bom a iniciativa desse Padre que conhegue fazer que muito se voltem para Jesus, mas que muitos fiéis estão indo apenas pelos “milagres de DEUS” e não o “DEUS de milagres”.
    Que o espiríto Santo nos guarde na verdade.
    Bom Pentecoste.
    A paz contigo!

    • Bom dia Tato, a paz!

      Retirei a explicação do Youcat – o Catecismo jovem da Igreja Católica. É um livro realmente muito bom! Pra você que gosta de estudar é uma ótima recomendação! As iniciativas que atraem grande multidão de pessoas, demonstram que muitos ainda têm fé em Deus e na sua Igreja. Ainda que muitos procurem apenas os milagres, e não o Deus que os realiza, já é um começo… Cabe a nós trabalharmos arduamente para mostrar-lhes este Deus tão maravilhoso.

      Amigo, que o Espírito Santo com seus dons o cubra sempre e mais, conduzindo-o e mantendo-o no caminho da Sã Doutrina.

      Um abraço em Cristo,
      Leandro Nascimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s