O Magnificat e o Antigo Testamento

Caros amigos,

No Evangelho de hoje, (Lc1,39-56), vemos Maria, a mãe de nosso Senhor, proclamar, quando da ocasião de sua visitação a Isabel, o Magnificat, este canto de louvor a Deus. Pertinentemente, trazemos então uma comparação entre este belo canto e as passagens do Antigo Testamento, mostrando assim como nossa Mãe conhece as Escrituras, e é plenamente conduzida pelo Espírito Santo, ao recitar tão belas palavras:

Magnificat

(Lc 1, 46-55)

Sagradas Escrituras

46 – E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,

Salmo 33, 4:

Engrandecei comigo o Senhor, e exaltemos o seu nome todos à uma.

47 – meu espírito exulta (de alegria) em Deus, meu Salvador,

I, Reis, 2: 1

O meu coração exultou no Senhor, a minha força foi exaltada no meu Deus; a minha boca dilatou-se para responder aos meus inimigos, porque me alegrei na salvação que recebi de ti.

Habacuc, 3: 18

Eu, porém, regozijar-me-ei no Senhor, e exultarei

no Deus meu salvador.

48 – porque lançou os olhos para a baixeza da sua escrava; Portanto, eis que, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada.

I Reis, 1, 11:

(Ana): Senhor dos exércitos, se te dignares olhar a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não esqueceres a tua serva, e deres à tua escrava um filho varão, eu o darei ao Senhor durante todos os dias da sua vida e a navalha não passará pela sua cabeça.

Gênesis, 30, 13:

E Lia disse: Isto é por minha dita, porque as mulheres me chamarão ditosa, por isso o chamou Aser.

49 – Porque fez em mim grandes coisas aquele que é poderoso, e cujo nome é santo.

 Salmo 110, 9:

Enviou a redenção a seu povo; estabeleceu para sempre a sua aliança; Santo e venerável é o seu nome.

50 – E cuja misericórdia (se estende) de geração em geração sobre aqueles que o temem.

 Salmo 102, 17:

Mas a misericórdia do Senhor estende-se desde a eternidade e para sempre sobre os que o temem, e a sua justiça (exerce-se) com os filhos dos filhos.

51 – Manifestou o poder do seu braço; dissipou aqueles que se orgulhavam nos pensamentos do seu coração.

Salmo 70, 19:

e a tua justiça, ó Deus, que chega até aos céus, com a qual tão grandes coisas tens operado: ó Deus, quem é semelhante a ti?

Salmo 117, 16:

A destra do Senhor levantou-me, a destra do Senhor atuou com firmeza.

Salmo: 88, 11

Tu calcastes a Raab, ferido de morte, com a força do teu braço, dispersaste os teus inimigos.

52 – Depôs do trono os poderosos, e elevou os humildes.

Salmo, 146, 6:

O Senhor eleva os humildes, abate os ímpios até à terra.

Eclesiástico, 10, 17:

Deus destruiu os tronos dos príncipes soberbos, e em seu lugar colocou os humildes.

53 – Encheu de bens os famintos, e despediu vazios os ricos.

I Reis, 2, 5:

Os que antes estavam cheios de bens assalariaram-se para terem pão; e os famintos foram saciados; até a estéril teve muitos filhos; e a que tinha muitos, perdeu a força (de os ter).

54 – Tomou cuidado de Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia; 55 – conforme tinha dito a nossos pais, a Abraão e à posteridade, para sempre.

 Miquéias 7, 20:

Tu (ó Senhor) mostrarás a verdade da tua promessa a Jacó, farás misericórdia a Abraão, como juraste a nossos pais desde os dias antigos.

* Comparação extraída do site Montfort.

Em Cristo,

Leandro Nascimento

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Maria, Reflexão e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

