Pálio: a emoção dos novos arcebispos!

2012-06-29 Rádio Vaticana
Cidade do Vaticano (RV) – A equipe do Programa Brasileiro contatou alguns dentre os 44 novos arcebispos que receberam o Pálio na manhã desta sexta-feira, 29, na Basílica de São Pedro. Nossa intenção foi colher suas sensações e transmitir a nossos ouvintes e leitores as emoções dos arcebispos. Ouça-os ou leia abaixo suas declarações:
Arcebispo de Campinas (SP), Dom Airton José dos Santos:  
Quando o Santo Padre pede alguma coisa, estamos dispostos a fazer o que é necessário para a Igreja. Ao ir para uma arquidiocese, sabemos da dimensão deste empenho. Receber o Pálio é receber um pouco desta grande responsabilidade que o Santo Padre tem em relação a toda a Igreja, além de receber o compromisso de estar mais próximo das preocupações do Santo Padre, mais próximo de suas intenções e procurar manter esta fidelidade, que na Igreja é muito necessária”.

Arcebispo de Niterói (RJ), Dom Jose Francisco Rezende Dias:  
A emoção é muito grande. É sempre emocionante encontrar o Santo Padre, mas a emoção é marcada também pela alegria e a gratidão pela escolha e a confiança que ele depositou em mim para que pudesse ser o Arcebispo de Niterói. É um momento feliz e trago também no coração toda a Igreja arquidiocesana de Niterói em um sinal de comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa Bento XVI, além da alegria e do compromisso de procurar sempre trabalhar em união e servir o povo nesta disposição de fidelidade, obediência e responsabilidade diante de todo o trabalho pastoral que me é confiado”.

Sete arcebispos brasileiros receberam o Pálio, e o oitavo, Dom Filippo Santoro, atuou 27 anos no Brasil, foi auxiliar do Rio de Janeiro, bispo de Petrópolis (RJ), e recentemente foi nomeado Arcebispo de Taranto, na Itália:  

Receber o Pálio representa uma grande responsabilidade e uma grande alegria, porque o Papa, chamando-me aqui de volta à Itália depois de 27 anos de Brasil, me dá esta função de Arcebispo da Arquidiocese de Taranto e uma responsabilidade muito grande porque o arcebispo metropolita, recebendo o Pálio, tem um vínculo mais estreito com o Santo Padre: um vínculo de fidelidade ao sucessor de São Pedro, um vínculo de viver a fé de maneira mais radical e profunda, como São Pedro viveu dando a vida por Cristo, e organizar a vida pastoral segundo a orientação do Papa, em comunhão com os bispos na Itália e no mundo”.

Fonte: http://www.news.va

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Arquidiocese de Campinas, Notícias e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s