Polêmicas: Festas nas Igrejas, ofensas ao Cristo??

Amigos, a paz!

Recentemente em nossa Comunidade, tivemos nossa tradicional festa julina, intitulada “Arraiá do Zé”, por nossa Comunidade ter como Padroeiro nosso querido São José.

Aconteceram dois fatos que gostaria de comentar com vocês:

1 – Nosso pároco proibiu a venda de cervejas, vendemos apenas refrigerantes e as bebidas típicas para essas festas, quentão e vinho quente;

2 – As músicas, foram tocadas ao vivo, voltada mais para o sertanejo.

O que de fato aconteceu é que a maioria das pessoas que se dirigia ao caixa para a compra das bebidas ficava surpresa e perplexa pela não venda de cerveja em nossa festa. A cara de espanto era nítida! Como assim…? Não…? Outros aproveitaram a oportunidade para vender nas redondezas da festa (cara de pau, oportunismo?).

Em minha opinião, considero a atitude de nosso Pároco louvável. Somos uma comunidade cristã, Igreja Católica, queremos um ambiente tranquilo e familiar em que as pessoas possam se divertir. Se alguns consideram que perdemos dinheiro e público na festa, eu acredito que não. Trabalhei no caixa da festa e não parei um minuto sequer!

Em relação as músicas, fui questionado que aquelas músicas não são dignas de serem tocadas em uma festa de Igreja, na frente da Igreja (não temos salão, então fazemos na rua), pois seria falta de respeito com Jesus Cristo que morreu para nos salvar. Ponto polêmico! Eu concordaria, se… tivessem sido tocados funks que menosprezam e ridicularizam as mulheres e os homens, se houvessem cantores que usassem da sensualidade e erotizassem o evento. Ai eu concordaria. Mas os dois grupos que se apresentaram possuem entre seus membros, os próprios agentes da pastoral da música da Paróquia… Além do que, tudo pode ser utilizado para se pecar e ofender a Cristo, cabe a nós utilizarmos o que temos para o bem, seja a música, a tv, nossas roupas…

Em minha insignificância aprovo as mudanças, e sei que a festa foi uma oportunidade muito grande de confraternizar com membros da Comunidade que antes eram distantes, de nos integrar ainda mais e de colaborar nas obras de evangelização, motivo pelo qual fizemos a festa, arrecadar fundos para evangelizar cada vez mais!

E vocês o que consideram a respeito?

Em Cristo,

Leandro.

____________________________________________________________

TOP BLOG 2012 – Vote no Doutrina! Basta clicar no logo do lado direito do blog e votar! Contamos com vocês!

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Polêmicas, Reflexão e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Polêmicas: Festas nas Igrejas, ofensas ao Cristo??

  1. Murilo Frizanco disse:

    Eu concordo plenamente com você Leandro. Na nossa paróquia as vezes fazemos como se fosse uma “balada cristã” onde tocamos músicas cristãs em ritmo eletrônico. Não há cervejas, drogas, sexo livre e nem roupas indecentes, pelo contrário, o que temos ali são famílias inteiras juntas, amigos na fé conversando e dançando. Claro as vezes que há abusos nas redondezas (não dentro da festa), como alguns jovens que acabam “ficando” por exemplo, porém isso não se deve ao evento e nem tem nada a ver com o evento (afinal acontecem fora dele e longe, além de que no evento mesmo é proibido estas coisas). Desta maneira vejo estas festas não somente como algo bom, mas como algo que a Igreja como um todo precisa se empenhar. Numa sociedade onde tudo termina em sexo, bebidas, drogas e imoralidades, onde NADA quase na sociedade mais permite um lazer em família, as paróquias se vêem de certa forma chamadas a promover diversões familiares seculares, pois assim estamos promovendo algo nas entrelinhas que ninguém valoriza: a união da família, a família toda indo junto à um lugar e estando junta.

    Muita gente demoniza estes eventos, porém honestamente se a paróquia por exemplos promovesse em seu salão paroquial uma apresentação de ópera onde a família toda pudesse assistir junta seria uma benção, e uma promoção da cultura, creio que a Igreja tem sim que entrar na “guerra cultural” que se impõe hoje. Alias, para quem acaba demonizando estes eventos eu proponho uma reflexão: o casamento é santo na Igreja… mas as festas de casamento promovidas pelos noivos, as vezes em salões paroquias, que muitas vezes tocam funks, músicas sensuais, tem mulheres de vestidos curtos, são dignas de um católico?

    As coisas seculares que fazemos como cristão, nosso lazer, diversões, conversas, etc tem que ser dignos de serem feitos próximo ou diante do santíssimo. Eis ai uma certa “medida” para sabermos se estamos sendo cristãos. Se não for… acho que não deve ser muito cristão e devemos evitar. Música sertaneja raíz é digna por exemplo, muitas delas cantam as belezas que Deus criou na natureza, uma história de amor de uma casal ou um ensinamento que o cara aprendeu por ter feito algo de errado. Porém os funk… não é digno de sair da boca de um cristão nem mesmo em uma balada.

    Vejo desta maneira. Afinal o catecismo nos diz que guardar o domingo também é dedicar tempo ao lazer. E se no mundo não resta mais lazer isento de pecados mortais, então a Igreja terá que promover com suas pastorais para que os cristãos possam ter alternativas.

  2. Sara disse:

    Oi Querido Leandro (meu esposo amado) concordo com você. Estávamos trabalhando no caixa e como ficamos contentes com a comunidade participando. Foi uma ótima festa.

  3. Pingback: Polêmica: O vestir-se para a Santa Missa : hipocrisia de um lado, ignorância do outro | Doutrina Católica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s