Bíblia – curiosidades sobre as Sagradas Escrituras

Amigos, a paz!

Setembro é o mês da Bíblia. A Igreja Católica, no Brasil, dedica todo este período para aprofundarmos nosso conhecimento sobre as Sagradas Escrituras, uma das fontes da revelação. Livro que guarda nossa história da salvação e nos conduz para a eternidade.

Infelizmente este belo livro, por não ser de fácil e simples interpretação é constantemente distorcido e deturpado por muitos, que não conhecem sua real história, seu real conteúdo e que não sabem lê-la e interpreta-la corretamente.

Assim, vamos conhecê-la um pouco mais, com alguns fatos históricos e curiosidades que pouco sabemos.

Vocês sabiam que a Bíblia só existe como é hoje graças a Igreja Católica Romana? Afinal, esta coleção de livros não caiu do céu, mas aos poucos Deus foi inspirando no coração de diversos autores as palavras a serem escritas. Desta forma, os bispos católicos a organizaram como a temos hoje.

Sabiam que até a invenção da imprensa, passamos por aproximadamente 1300 anos copiando as Sagras Escrituras a mão? A Bíblia era uma biblioteca imensa que ninguém poderia ter em casa, desta forma passamos todo esse período (1300 anos) sobrevivendo pela Tradição Apostólica, a Palavra de Deus transmitida oralmente.

Para vocês terem uma ideia, vamos refletir sobre os livros no Novo Testamento:

São 27 livros definidos pela Igreja Católica Apostólica Romana, após pouquíssimos 300 anos. O quê? É isso mesmo!! Os 27 livros do Novo Testamento foram organizados após 3 séculos de discussão. E havia opiniões de todo tipo como os gnósticos que queriam colocar todo tipo de livros, evangelhos diversos que se contradiziam, mas a Igreja Católica disse “não”. Existia também uma corrente que queria tirar tudo, jogar fora o Antigo Testamento e deixar apenas alguns trechos do Evangelho de Lucas, excluindo também quase todas as cartas, exceto algumas cartas paulinas, mas a Igreja Católica disse “não”!

Foram 3 Séculos de briga. Se não fossem os bispos da Igreja  Católica Apostólica Romana não haveria a Bíblia como a temos hoje.

Guardamos a Bíblia por 1500 anos, íntegra e legitimamente interpretada. A Bíblia existe graças a Igreja Católica. Se não crermos na Igreja, não cremos na Bíblia.

Em Cristo,

Leandro.

Baseado em respostas do Padre Paulo Ricardo.

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica, Reflexão e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Bíblia – curiosidades sobre as Sagradas Escrituras

  1. Imagino ser a palavra “Romana” o mesmo da disciplina “Matemática”estou certo?

  2. IVO PELLEGRINO disse:

    Parabens.Grandes mensagens.Òtima instruçáo bíblica.Continuem sempre.Fôrça e coragem.PAZ E BEM

  3. IVO PELLEGRINO disse:

    Não pensei , e nem senti assim.Entendo uma mensagem positiva !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s