Pergunte ao Doutrina: É errado fazer plástica, ou mudar alguma coisa no corpo tipo o cabelo?

Amigos, a paz!

Hoje trazemos uma interessante reflexão do nosso amigo Murilo Esteves Frizanco, do blog http://coracaodasalete.blogspot.com, sobre as modificações no corpo. Vale a pena ler:

É errado fazer plástica, ou mudar alguma coisa no corpo tipo o cabelo?

Conforme sabemos o ato físico em si não constitui pecado, mas a intenção da alma. Pintar o cabelo, mudar algo no corpo ou fazer plástica não necessariamente constitui pecado, o problema está qual o seu objetivo ao fazer isso.

Por exemplo, uma plástica ou reconstrução facial após um acidente ou para correção de algum defeito não constitui um pecado, mas visa resguardar a pessoa de sua dignidade e manter sua beleza para exaltação da beleza divina. Neste sentido não se trata de pecado. Por exemplo, uma mulher que teve câncer no seio e teve de retirar um, não constitui necessariamente um pecado ela se utilizar do silicone para manter a integridade física.

Agora… quando a pessoa quer fazer estas coisas por um desejo ou prazer desordenado de ser mais bonito que todo mundo ou por uma escravidão da moda atual ou para que seu corpo/rosto fique mais chamativo com o intuito de tentar os irmãos colocando suas almas em risco (chamar a atenção dos homens por exemplo), ai sim constitui um pecado, pois você está fazendo da beleza um deus ou no segundo caso usando a beleza para buscar tentar os irmãos (e não importa quantos argumentos possa ter para justificar, se encher de silicones no seios e nas nádegas só pode ser para chamar a atenção).

Utilizar estes meios para negar seu envelhecimento e querer aparentar uma juventude que você não possui, também se trata de uma tendência desordenada.

Vale também ressaltar que quando manipulamos nosso corpo de forma à criarmos uma aparência não natural estamos tendo uma atitude de revolta contra o modo como Deus nos fez e de “querer ser diferente do todo mundo porque eu sou mais ou quero me aparecer”. Portanto ficar pintando o cabelo com cores não naturais, se enchendo de silicones, colocando botox para “mentir a idade”, etc, constituem um desejo desordenado de querer ser diferente do que Deus planejou para nós e isso é uma revolta contra a criação e nossa constituição.

Podemos sim “manipular” nosso corpo se visamos a perfeição do corpo como Deus o criou (buscar emagrecer em caso de excesso de peso [questão de saúde], reconstituir uma parte de nosso corpo, mantermos nossa integridade física, mantermos nossa feminilidade ou masculinidade, etc). O problema aqui é que o que o mundo diz ser um corpo perfeito, é para a glória da vaidade, não é o mesmo que para Deus é perfeito. Nenhuma mulher precisa de silicone para parecer bonita, basta dar um sorriso e ser gentil, o mesmo vale para homens.

A atitude de querer ser diferente de todo mundo foi a atitude de Satanás diante de Deus que o precipitou no inferno. Ele não admitiu se submeter ao modo como Deus dispôs as coisas e não admitiu a humildade, achou que Deus tinha feito errado as coisas.

Portanto usemos os instrumentos da medicina e estética para a glória do Senhor e não para tentarmos nosso irmão ou por uma vaidade desordenada.

 

Envie também suas dúvidas que as responderemos com o maior prazer!

Em Cristo,

Leandro.

____________________________________________________________

Semi final TOPBLOG 2012 – Votem novamente no Doutrina! Precisamos e contamos com o apoio de todos!

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica, Pergunte ao Doutrina e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s