Patrística: A Igreja Nasceu Católica – estudo das cartas de Santo Inácio

Caros amigos, a paz!

Continuando nosso estudo sobre a Patística, iniciamos com a Carta de Santo Inácio as Tralianos, que viveu do ano 67 a 110 d.c., ou seja, nos tempos apostólicos.

“Epístola aos Tralianos”

 Inácio, Bispo de Antioquia (67 – 110 d.C.).

 Nesta carta, Santo Inácio, mostra-nos que a Igreja verdadeiramente nasceu católica, pois aponta a necessidade da unidade com os diáconos, presbíteros e principalmente aos bispos. Vejamos:

[…]

2. Na hora em que vos submeteis ao bispo como a Jesus Cristo, me dais a impressão de não viverdes segundo os homens, mas segundo Jesus Cristo, que morreu por nós para fugirdes à morte pela confiança na morte d’Ele. É mesmo necessário, como, aliás, é de vosso feitio, nada empreender sem o bispo, mas submeter-vos também ao presbitério […].

3. Da mesma forma deverão todos respeitar os diáconos como a Jesus Cristo, como também ao bispo que é a imagem do Pai, aos presbíteros, porém como ao se­nado de Deus e ao colégio dos apóstolosSem eles, já não se pode falar de Igreja. […]

6. Exorto-vos, pois – não eu, mas o amor de Jesus Cristo: Servi-vos tão somente de alimento cristão, abstende-vos de planta estranha, isto é, de heresia. […]

7. Cuidai-vos, pois, de tais pessoas. […], isto é, quem pratica alguma coisa sem o bispo, o presbitério e o diácono, este não é puro em sua consciência.

9. Mantende-vos surdos na hora em que alguém vos falar de outra coisa que de Jesus, da descendência de Davi filho de Maria, […]  fora d’ele, não temos vida verdadeira.

[…]

11. Fugi, pois destas plantas parasitas, que produzem fruto mortífero. Se alguém provar delas morre na hora. Não são pois eles plantação do Pai. […] Não pode uma cabeça nascer sem membros, uma vez que Deus nos promete a unidade que é Ele próprio.

12. […] Meus grilhões, que carrego por amor de Jesus Cristo com o pedido de que encontre a Deus, vos conclamam: perseverai em vossa concórdia e na oração comum! […]

13. Saúda-vos a caridade dos esmirnenses e efésios. […] Passar bem em Jesus Cristo, sujeitando-vos ao bispo como ao mandamento do Senhor, e também ao presbitério.

———————————————————————————————————————-

 Esta carta de Santo Inácio, escrita durante os tempos apostólicos, durante o crescimento da Igreja e a perseguição dos primeiros cristãos, nos mostra que a Igreja verdadeiramente nasceu católica. Vejam a súplica do sucessor de São Pedro,em Antioquia, em relação a necessidade da unidade com o presbitério e o bispo. Vejam-no afirmar que sem relação com o bispo não há comunhão com o Cristo, não há Igreja e sim heresia. Percebam-no nos dizer ainda hoje: Somos membros de Cristo na Igreja, do qual Ele é a cabeça, Ele é nossa unidade!

Amigos, que possamos refletir nestes trechos da carta de Santo Inácio :  estamos realmente unidos ao presbitério? Damos ouvidos a alguém quando nos vêm falar coisas contrárias a verdadeira Doutrina? Meus irmãos, não nos enganemos, perseveremos na unidade, no amor, na verdadeira Doutrina Católica.

 Em Cristo,

Leandro.

———————————————————————————————————————-

TOP BLOG 2012 – Ajudem-nos a chegar a final, vote no Doutrina!

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica, Patrística e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s