Série: Os anjos : aprendendo um pouco mais

Caros amigos, a paz!

Vamos iniciar um estudo que considero muito interessante e para muitos, desconhecido até então. Vamos refletir um pouco sobre os anjos, e principalmente sobre os Arcanjos que Deus nos revelou: Miguel, Rafael e Gabriel.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, podemos entender que a Igreja crê e nos orienta a crer firmemente na existência dos anjos, de acordo com as Sagradas Escrituras e a própria Tradição: “A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos, é uma verdade da fé. O testemunho da Escritura a respeito é tão claro quanto a unanimidade da Tradição.” (CIC, 328).

Informações de um autor desconhecido do século VI (Pseudo-Dionísio), dividem a hierarquia dos anjos da seguinte forma, com dignidade crescente:

1º hierarquia – Serafins, Querubins e Tronos;

2º Hierarquia – Dominações, Potências e Virtudes;

3º Hierarquia – Principados, Arcanjos e Anjos.

Tal nomenclatura dos anjos  aparece em alguns textos das Sagradas Escrituras, como Efésios 1, 21 e Colossenses 1, 16.

A referida hierarquia também é encontrada, em parte, no Missal Romano, mais especificamente no prefácio dos anjos: “Pelo Cristo vosso Filho e Senhor nosso, louvam os Anjos a vossa glória, as Dominações vos adoram, e reverentes, vos servem Potestades e Virtudes. Concedei-nos também a nós associar-nos à multidão dos Querubins e Serafins, cantando a uma só voz”.

Desta forma, podemos entender que a Igreja crê firmemente e nos ensina a acreditarmos também na ação protetora dos Anjos de Deus, seres plenamente espirituais, que nos protegem e levam nossas orações a presença do Altíssimo (vide em Apocalipse), conforme nos atesta o Catecismo: “Desde a infância até a morte, a vida humana está rodeada de sua proteção e de sua intercessão. Cada pessoa tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo na vida. Desta terra, a vida cristã participa, pela fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus” (CIC 336).

Continua…

Em Cristo,

Leandro.

Referência:

Santos, Agnaldo Rogério dos Santos (Pe.). A Igreja Católica e os anjos. Disponível em <http://www.catequisar.com.br/texto/materia/fe/66.htm>, Acesso em 23/10/2012.

Anúncios

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Aprendendo, Doutrina Católica e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s