Agradar a Deus ou agradar aos homens?

Caros amigos, a paz!

GosLogoOficialtaria de compartilhar com vocês uma reflexão pessoal, sobre algo que muito me irrita e entristece. Para que rumo nossas Comunidades estão caminhando? Elas realmente procuram agradar a Deus, seguindo estritamente as normas litúrgicas estabelecidas pela Sã Doutrina, durante a Santa Missa? Os párocos seguem as orientações do sucessor de Pedro, o Papa? Ou em busca de uma assembléia lotada, fazem tudo o que é impróprio e indigno para o momento?

Ouvir de algumas pessoas “não vamos brigar com os demais” e “eu li a instrução do Papa, mas vamos manter a paz na comunidade” é como dizer “Eu li, sei, mas ignoro, para que ninguém faça cara feia”.

Muito me entristece ver a falta de respeito de muitas pessoas, leigos e sacerdotes, durante a Santa Missa. Os leigos podem até não saber o que de fato é a missa (é o sacrifico da cruz atualizado de forma incruenta sob o altar)o que já é um absurdo, mas é real, mas o que dizer sobre os sacerdotes? Como eles podem não saber? Como permitir que no lugar da imagem do crucificado haja uma imagem do Cristo ressuscitado, ou o Cristo voador, que voa, sobe e sobe e não vai a lugar algum? Como permitir que no presbitério, lugar do sacrifício haja tamanha falta de noção, ao deixar os jovens dançarem? E o que acontece com o hino do glória? Todos viram o chamado “bonecão de posto” balançando os braços…

Não sei o que acontece, mas parece que há uma busca incessante por lotar as assembléias e atrair a juventude, mas da maneira errada. Uma fé esvaziada, baseada em brincadeiras e não na salvação que veio da cruz.

Muitas vezes somos taxados de chatos ou intolerantes, mas não é isso, eu não posso acreditar em algo e fazer outra coisa! Não posso compactuar com tais abusos!

Recentemente houve a divulgação de um documento pelo Vaticano que pede para que cessem os abusos durante o cumprimento da paz… Pois bem, é só mais um exemplo de que sacerdotes e muitos leigos ignoram tal instrução e saem pela igreja toda abraçando e beijando a todos, inclusive os sacerdotes que saem do presbitério para andar por todo lado.

O que acontece? Só me vem isso à mente, é uma busca incessante por agradar aos homens, ao próprio ego, é uma tentativa esvaziada e errônea de tornar a missa mais dinâmica. Mas te digo, a Missa não precisa disso. A Missa é o que é e basta.

Podem me rotular de chato, intolerante, tradicionalista ou o que for, mas não compactuo com isso. Posso errar muito em minha humana vida, mas faço meu melhor para não errar quando se trata de agradar a Deus, no Santo sacrifício da Missa.

Neste pequeno post-desabafo, (sem citar nenhum documento, eu sei), só relato algo que é real em nossas comunidades. E sei muita gente não vai gostar. Mas te peço do fundo do coração: qual deve ser nosso comportamento diante do Calvário? Como Nossa Senhora se comportou? Quem fazia festa? Reflitamos.

Em Cristo,

Leandro.

Sobre Doutrina Católica

O Doutrina Católica é um espaço mantido por fiéis leigos da Santa Igreja Católica. Estamos cansados de tantos ataques externos e tanto desconhecimento também dos próprios católicos, por isso nossa intenção com o blog é divulgar e defender a Igreja Católica. Estamos abertos a discussão e a parcerias, ajude-nos a crescer!
Esse post foi publicado em Apologia, Doutrina Católica, Polêmicas, Reflexão, Santa Missa e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s